Inteligência artificial a favor da educação: plataforma integra ChatGPT em suas soluções para aprimorar avaliações
Ainda objeto de estudo de especialistas, as Inteligências Artificiais podem ser um recurso eficiente na educação, se utilizadas corretamente
Ainda objeto de estudo de especialistas, as Inteligências Artificiais podem ser um recurso eficiente na educação, se utilizadas corretamente (Foto: Andy Kelly/Divulgação)
As inovações tecnológicas no mundo digital, principalmente aquelas que envolvem as Inteligências Artificiais (IAs), estão muito presentes e suscitam múltiplas questões. Algumas delas estão relacionadas ao mercado de trabalho, por exemplo, de que forma elas podem ajudar a otimizar processos em diferentes áreas. Para além das dúvidas, há uma certeza: é fundamental que as empresas passem por atualizações e estejam atentas às inovações em prol do seu público.
De acordo com o levantamento “Global AI Adoption Index 2022”, elaborado pela IBM, mais de 40% das empresas brasileiras conseguiram implementar alguma inteligência artificial de forma efetiva em seus serviços. Além disso, entre as empresas presentes no estudo, 39% delas tomaram a decisão de acrescentar uma IA em suas soluções, pensando na redução de custos e na automatização de processos.
Seguindo a tendência do mercado, a TestWe, referência europeia em certificações online e serviços de RH, atuante também no Brasil, resolveu utilizar ferramentas do ChatGPT em suas soluções de plataformas de avaliação à distância.
Rafaela Manes, diretora de desenvolvimento de negócios no Brasil e em Portugal da startup francesa, usa o contexto da empresa para ilustrar a necessidade das instituições de se aterem às inovações tecnológicas. “No caso da TestWe, trabalhamos com educação, que é um segmento em constante movimento e no qual a tecnologia pode fazer grandes mudanças e evoluções. Portanto, é mais do que necessário que as instituições sigam esse caminho e se adaptem às novidades”, afirma.
Nesse sentido, surge a necessidade de as empresas aproveitarem, da melhor maneira possível, os novos recursos oferecidos pela tecnologia de uma maneira inteligente, pensando no benefício próprio e no de seus clientes. Contudo, vale ressaltar que nem todas as instituições deveriam integrar novas funcionalidades apenas para seguir o mercado, pois, nesse momento, essa tecnologia corre o risco de uma implementação mais estética do que realmente eficaz.
Além disso, a diretora acredita que quando as IAs foram introduzidas, muitos artigos no cenário da educação focaram no lado “negativo” delas, passando por aspectos como fraude ou o “fácil” acesso às informações, o que resultou em uma atmosfera de medo em torno da tecnologia, impedindo usos benéficos da ferramenta. “Com o tempo, as empresas e as instituições começaram a prestar atenção nos benefícios, que são diversos, podendo ajudar tanto os professores, quanto instituições e até mesmo os alunos”, conta.
Bom uso da tecnologia
De acordo com Rafaela, a funcionalidade de assistência virtual integrada na TestWe permite que os professores criem provas de forma simples. Basta o professor detalhar o seu pedido citando, por exemplo, quantas questões estarão na avaliação e a dificuldade de cada uma delas.
Além disso, o docente pode fornecer um conteúdo específico, caso queira um item criado a partir de um assunto especializado. Após o processo, diversas questões serão criadas e será possível selecionar quais serão importadas para a prova. Depois da validação, em poucos minutos, a prova estará criada.
Outra parte do processo da prova online otimizada é o momento da correção. Os professores, uma vez que já tenham recebido os resultados dos participantes, poderão igualmente utilizar a assistência virtual para efetuar a verificação das questões abertas. “A ideia é que uma primeira correção com notas e comentários seja realizada pelo assistente virtual para facilitar o processo e economizar tempo. Em seguida, o professor irá revisar e validar a correção final”, explica a diretora.