CEO do Banco Mercedes-Benz visita Instituto SECI para inspirar jovens atletas e promover empoderamento

Hilke Janssen conheceu a instituição e palestrou para meninas do time de futebol feminino bilíngue do projeto.


Hilke Janssen, CEO do Banco Mercedes-Benz, esteve com a equipe do time feminino do Instituto SECI (Foto: Beatriz Soares/ Instituto SECI)

Com o objetivo de compartilhar experiências, inspirar as alunas do projeto e, sobretudo, fomentar os ideais do empoderamento na plateia, formada por atletas entre 6 e 16 anos, Hilke Janssen, CEO do Banco Mercedes-Benz, signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (do inglês, Women Empowerment Principles – WEPs), fez uma visita muito especial ao Instituto SECI (Socioesportivo, Educacional, Cultural e Inovador). A executiva palestrou ao lado de Georgina Santos, Head de Recursos Humanos do Banco, para o time de futebol feminino bilíngue.

 O bate-papo ocorreu de forma descontraída e os temas variaram desde curiosidades sobre a vida de Hilke na Alemanha até as funções de Georgina no Banco Mercedes-Benz. As palestrantes também participaram de um tour pelas instalações do SECI guiadas por Guilherme Ferreira, presidente do projeto.

 “Quando o Banco Mercedes-Benz assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres tínhamos a convicção de que nossa reponsabilidade seria ainda maior, já que nos tornamos referência em um tema muito importante. Nossa visita a um projeto abrangente e estruturado é uma excelente oportunidade de colocarmos esses pilares em prática e caminharmos em conjunto, pois essas alunas são o futuro”, declarou Hilke.

Georgina, por outro lado, destacou a ocasião como um evento de inspiração não somente às meninas, mas também à própria equipe do Banco: “É muito gratificante dividirmos nossa trajetória com essas atletas. Espero que as tenhamos inspirado a continuar este caminho proporcionado pelas aulas de futebol feminino bilíngue do SECI. Elas já são, de fato, vencedoras”.

Pela primeira vez em sua história o Banco Mercedes-Benz tem um board executivo composto majoritariamente por mulheres: além de Hilke e Georgina, compõem a diretoria Tatiana Silva (Diretora de Operações), Viviane Jacob (Diretora de Crédito), Cristina Rensi (Head da Mercedes-Benz Corretora de Seguros) e Mychèlle Fortunato (Head de Jurídico & Compliance). A companhia também promove constantemente treinamentos e ações de diversidade entre os colaboradores e liderança para garantir que todos estejam ativamente comprometidos com os valores fundamentais do Banco.

SECI e Mercedes-Benz: parceria de sete anos

A empresa alemã apoia as iniciativas do Instituto SECI desde 2015. O presidente do projeto, Guilherme Ferreira, destaca que a visita das executivas do Banco é uma forma de ajudar as meninas atendidas pelas ações sociais a vislumbrarem que podem alcançar seus objetivos.

“Essa visita foi muito importante para a construção de uma referência. A partir do momento que as estudantes têm o contato com mulheres em altos cargos, elas também se veem lá e isso pode mudar toda uma sociedade. Isso é mostrar que é possível”, comenta Ferreira.

A diretora de projetos Odara Mendez pontua que a própria criação do projeto foi uma mostra de igualdade, de que as meninas poderiam jogar futebol da mesma maneira que os garotos: “Começamos esse projeto com a ideia de usar o inglês para atrair as meninas e deu muito certo. É um jeito diferente de ver o futuro: aprender um novo idioma e, ao mesmo tempo, se divertir com um esporte que já foi tachado de masculino”.

 O Instituto é uma organização não governamental que trabalha com o combate à desigualdade por meio do esporte, da cultura e da educação. (Foto: Beatriz Soares/ Instituto SECI)


A aluna Sophie Cardoso, de 10 anos – há dois anos no projeto – aprovou a visita das executivas e, sobretudo, a chance de conhecer novas culturas e visões de mundo:

“Eu achei muito legal porque pudemos aprender inglês e também alemão. A parte que eu mais gostei foi quando ela falou da infância na Alemanha e que morava em uma fazenda”, finalizou a atleta.

O Banco Mercedes-Benz

O Banco Mercedes-Benz, desde 1996 no Brasil, atua no segmento de veículos comerciais (caminhões, ônibus e linha Sprinter) e de automóveis de passeio da marca Mercedes-Benz e é líder em financiamento em todos os segmentos de atuação. A instituição, por meio da Mercedes-Benz Corretora de Seguros, também oferece produtos de seguro integrado e prestamista para os planos de financiamentos de seus clientes e Garantia Estendida para caminhões, vans e veículos de passeio Mercedes-Benz.

O Banco está presente no país por meio de suas regionais em São Paulo (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e de seus canais digitais. A sede emprega 240 colaboradores e atende a mais de 211 concessionários da marca.