Mais de 80% das grandes empresas prometem avançar em ações ESG ainda este ano, indica Pesquisa LIDE ESG

O tema se mostra uma pauta essencial dentro da agenda executiva dos próximos anos, conforme pesquisa inédita. As três maiores preocupações dos grandes empresários são: a retenção de talentos; imagem externa; a reputação da sua empresa e marca. Confira gráficos interativos abaixo.

fotografia_aerea_floresta_amazonica_plantacao_0142220620Sustentabilidade como pilar ou atuação estratégica já é uma realidade. (Foto: ABr)

A maior parte das grandes empresas do país têm ações já planejadas para avançar na temática ESG em 2021, indica Pesquisa LIDE ESG, oferecida pela Basf e pelo BTG Pactual. Os dados do levantamento inédito foram divulgados nesta terça-feira (27). Confira detalhes da pesquisa abaixo. 

Ao menos 250 líderes empresariais participaram do estudo: 67% consideram que os assuntos relacionados ao ESG têm um grau de importância alto para o futuro e estão dispostas a contribuir, enquanto que 86% das empresas têm ações previstas até dezembro.

As três maiores preocupações dos respondentes são: a retenção de talentos; a imagem externa; e a reputação da sua empresa e marca. A pesquisa aponta que a transformação para incorporar ESG à estratégia está em andamento e começa com as lideranças.

"Indicadores financeiros têm sido um desafio para a grande maioria dos empresários brasileiros, principalmente em um ano desafiador como foi 2020. Com as transformações do momento, outros índices passam a ganhar prioridade e devem conquistar o mesmo peso nos próximos anos. É o caso do ESG: impactos sociais, ambientais e de governança que despontam como temas estrategicamente ligados ao futuro e manutenção das empresas brasileiras e mundiais", afirma Luiz Fernando Furlan, chairman do LIDE.

A Pesquisa LIDE ESG mostrou ainda que 57% das empresas possuem um plano para cortar emissões de gases, mas 50% ainda não estão com estas ações estruturadas. Entre as que adquirem ou têm interesse em adquirir créditos de carbono, a maioria é de companhias com faturamento acima de R$100 milhões ao ano.

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O levantamento inédito mostrou que o grau de preocupação das lideranças com o tema ainda é moderado e que a sustentabilidade é avaliada como uma pauta estratética para 90% dos respondentes. Confira detalhes:

Impactos e percepções sobre o ESG

  • O impacto é alto ou muito alto nas empresas de maiores faturamentos (R$ 100 milhões). Quanto maior seu faturamento, mais suscetível a pressões externas. Apenas 13% das empresas respondentes consideram não ter sofrido pressão por itens ESG.

  • Apesar dos impactos ainda não serem sentidos em todas as empresas, as lideranças já se movimentam quanto ao tema. Somente 3% dos respondentes consideram que seus líderes não se preocupam com o tema no momento.

  • Sustentabilidade como pilar ou atuação estratégica já é uma realidade nas indústrias, construção civil, varejo e demais áreas mais sensíveis à impactos ambientais. Adicionado a isso também vemos empresas de serviços e até empresas digitais integrando sustentabilidade às estratégias.

  • O tema se mostra uma pauta essencial dentro da agenda executiva dos próximos anos. Esse reflexo deve ser sentido na transformação do perfil das lideranças e do investimento destinado na próxima década.

Como os temas impactam as áreas Jurídicas e Financeiras

  • A preocupação das empresas com a retenção de talentos e com a imagem externa ao mercado é uma das principais áreas de impacto.

Conceitos e Práticas Sustentáveis

  • Dentre as empresas que se aplicam (70% dos respondentes totais) quase metade ainda não está estruturada quanto à redução de gases e/ou impactos ambientais, principalmente empresas com faturamentos abaixo de R$ 5 milhões/ano.

  • Entre as empresas que adquirem ou têm interesse em adquirir créditos de carbono a grande predominância é de empresas com faturamento acima de R$ 100 milhões no ano. O tema, portanto, é uma pauta diretamente ligada à pressão externa e de imagem gerada nas grandes empresas.

Colaboração em projetos sociais ou ambientais

  • Independente do caráter da parceria (público ou privada), a grande maioria das empresas está disposta a contribuir com causas ambientais e sociais. O cenário é fértil para a construção de parcerias de alto valor agregado.

Em relação ao ano de 2021 e o cenário pós pandemia, a sua empresa pretende avançar nas ações ESG?

  • Apenas 14,4% das empresas ainda não têm planos ou ações planejadas para 2021. E, das que têm planos, somente 2,8% pensam em reduzir a intensidade em relação ao ano passado. O cenário é de fortalecimento acentuado com mais da metade das empresas respondentes focadas em aumentar a intensidade de suas práticas.