VWCO comemora 15 anos do programa Caminho da Escola com nova licitação de 2.300 ônibus

Os modelos 8.160 ODR - ORE 1 e 15.190 ODR - ORE 3 ganham novos itens para conduzir milhões de alunos pelas estradas brasileiras.

A montadora vence mais uma licitação federal do programa e irá fornecer 2.300 unidades de veículos Volksbus. (Foto: Divulgação)

 

Ao mesmo tempo em que a Volkswagen Caminhões e Ônibus completa 15 anos de Caminho da Escola, a montadora vence mais uma licitação federal do programa e irá fornecer 2.300 unidades de veículos Volksbus para o transporte escolar em prefeituras e estados de todo o Brasil.

Os modelos 8.160 ODR - ORE 1 e 15.190 ODR - ORE 3 ganham novos itens para conduzir milhões de alunos pelas estradas brasileiras: porta USB nas poltronas, novo piso antiderrapante, cinto de segurança retrátil e iluminação auxiliar no degrau de embarque agora fazem parte dos veículos VW na nova licitação.

A montadora segue líder absoluta no fornecimento de veículos ao Caminho da Escola. Durante os 15 anos de programa, foram entregues cerca de 25 mil ônibus, que se somarão aos 2.300 chassis adicionais da mais recente licitação, transportando cerca de 27 milhões estudantes em todo o Brasil. Até o primeiro trimestre de 2023, a VWCO vai alcançar o total de 27 mil Volksbus.

Sob medida para o transporte escolar

Os veículos Volksbus 8.160 ODR foram concebidos sob medida para o programa Caminho da Escola. O ORE 1 oferece acessibilidade com o dispositivo de poltrona móvel (DPM) e tem capacidade para transportar 29 passageiros.

O modelo 15.190 ORE 3 é o de maior capacidade, para 59 pessoas. Foi projetado para garantir maior conforto e segurança para os estudantes e manutenção mais fácil e menor custo operacional. O veículo tem tração 4x2 e vem com DPM.

Caminho da Escola

Operado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE), o programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também padroniza os veículos de transporte escolar, reduz os preços dos veículos e aumenta a transparência das aquisições.