Líderes políticos e empresariais defendem reformas e pacificação no 24º Fórum Empresarial LIDE

Autoridades ressaltaram a necessidade de segurança jurídica, fortalecimento do Estado de Direito e maior responsabilidade fiscal para garantir investimentos e estabilidade ao Brasil.

André_Mendonça_Ministro_Tribunal_Superior_Eleitoral_Gabriel_Okawa_LIDEAndré Mendonça, ministro do Suprempo Tribunal Federal. (Foto: Evandro Macedo/ LIDE)

O 24º Fórum Empresarial LIDE, realizado no Rio de Janeiro, reúne autoridades e representantes da iniciativa privada. O painel de abertura reuniu nomes como o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, além de dirigentes partidários como Ciro Nogueira, Valdemar da Costa Neto e Antonio Rueda, que expuseram suas visões sobre os desafios econômicos, institucionais e sociais do país.

Ciro_Nogueira_Senador_PP -PI_Evandro_Macedo_LIDECiro Nogueira, senador. (Foto: Evandro Macedo/ LIDE)

O senador Ciro Nogueira criticou a condução econômica e ambiental do governo federal, destacando a necessidade de previsibilidade para atrair investimentos.

“O Brasil vive de improviso atualmente. Não temos uma política fiscal responsável nem segurança jurídica para investir”, afirmou, defendendo que projetos aprovados não podem ser revertidos por decisões isoladas do Judiciári.

Na mesma linha, Antonio Rueda, presidente do União Brasil, reforçou a necessidade de responsabilidade fiscal e de resistência ao aumento de tributos. “Enquanto o governo não cortar na carne, nós não vamos abrir mão de combater essa sanha arrecadatória contra o empresariado brasileiro”, declarou, pedindo um ambiente mais competitivo e inovador para destravar o crescimento.

Antônio_Rueda_Presidente_União_Brasil_Evandro_Macedo_LIDEAntonio Rueda, presidente do União Brasil.  (Foto: Evandro Macedo/ LIDE)

Gilberto Kassab defendeu mudanças estruturais no sistema político, em especial a adoção do voto distrital, para aproximar parlamentares de seus eleitores. “É fundamental que possamos mudar nossa Constituição para que o Congresso tenha mais qualidade e esteja mais próximo da sociedade”, disse, lembrando ainda da necessidade de eficiência no uso dos recursos públicos e de serviços essenciais de qualidade em saúde e educação.

O ministro André Mendonça ressaltou a importância de preservar a harmonia entre os poderes e fortalecer o Estado de Direito.

Ele afirmou que “o bom juiz deve ser reconhecido pelo respeito, não pelo medo. Suas decisões devem gerar paz social e não caos, incerteza e insegurança.

Mendonça também fez críticas ao ativismo judicial, alertando que o Judiciário não pode substituir o Legislativo nem enfraquecer o princípio democrático. “O poder judiciário não pode ser o fator de criação legislativa. No Estado de Direito forte, cabe à Justiça dar a última palavra, mas não a primeira”, frisou. Em sua visão, o fortalecimento da democracia passa pelo compromisso com instituições justas, pelo respeito à legalidade e pela garantia das liberdades fundamentais, como a livre iniciativa e a liberdade de expressão.

 

O 24º Fórum Empresarial LIDE tem patrocínio da Águas do Rio, Banco BRB, CEDAE, Prefeitura Rio | invest.Rio, CNI - Confederação Nacional da Indústria, Grant Thornton, Light, Technogym, Tim, Shell, Vale e Verzani & Sandrini. O apoio é do BTG Pactual, BYD, CNSaúde, FAESP SENAR, Governo do Rio de Janeiro, Sky, Roxy Dinner Show, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Warde Advogados e X-VIA. O evento conta com colaboração da Acciona, Alpha Secure, Pinheiro & Mendes Advogados e TCL Semp. As mídia partners são Jovem Pan, Correio da Manhã, Manchete, Propmark, Revista LIDE e TV lide. Os fornecedores oficiais são Ambipar, Black Princess, Fairmont, Formag's, Granado, GRF, Human Clinic, Italac, Maringá Turismo, Mistral, Águas da Prata, Polishop, RCE, TKS Engenharia, TracF Tech e Três Corações.