Fátima Bezerra: 'Desenvolvimento só é verdadeiro com inclusão e justiça social'
Painel destacou experiências de estados e empresas que conectam economia circular, inovação e responsabilidade social.
Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte. (Foto: Evandro Macedo/ LIDE)
O último painel do 24º Fórum Empresarial LIDE foi marcado pelo debate sobre os caminhos da economia circular e do desenvolvimento social no Brasil. A mesa destacou que a transição para modelos produtivos sustentáveis passa por educação, políticas públicas consistentes e engajamento do setor privado.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, defendeu que a economia circular não é apenas uma pauta técnica, mas um projeto de sociedade.
“Desenvolvimento para nós só é verdadeiro quando anda de mãos dadas com a dignidade das pessoas, o respeito ao meio ambiente e a justiça social”. Ela citou programas de resíduos sólidos, como o RN Mais Recicla, e a criação de um marco legal para negócios de impacto social.
Do Espírito Santo, o governador Renato Casagrande apresentou políticas inovadoras de logística reversa e reaproveitamento de resíduos, incluindo a meta mínima de 30% para o setor industrial e iniciativas pioneiras de reuso de água em Vitória. “Estamos prestes a ser a primeira capital do Brasil, e uma das únicas do mundo, a transformar todo o seu esgoto em água de reuso para consumo industrial”.
Renato Casagrande, governador do Espírito Santo. (Foto: Evandro Macedo/ LIDE)
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, ressaltou o papel da educação na transformação cultural necessária para o avanço da economia circular. “Não podemos falar de reciclagem sem falar de educação básica. Países que lideram nesse tema investiram primeiro em consciência social. Aqui, já conseguimos beneficiar mais de 3 mil famílias com programas de reciclagem que geram renda e dignidade”.
Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal. (Foto: Evandro Macedo/ LIDE)
Representando o setor privado, Pablo Menezes, executivo da área da saúde, destacou a responsabilidade empresarial. “Precisamos introduzir os 5 R’s — reduzir, reutilizar, recuperar, renovar e reciclar — como prática cotidiana. Só assim vamos reduzir os impactos ambientais e salvar vidas, já que fatores ligados à poluição são responsáveis por milhões de mortes todos os anos”.
O 24º Fórum Empresarial LIDE tem patrocínio da Águas do Rio, Banco BRB, CEDAE, Prefeitura Rio | invest.Rio, CNI - Confederação Nacional da Indústria, Grant Thornton, Light, Technogym, Tim, Shell, Vale e Verzani & Sandrini. O apoio é do BTG Pactual, BYD, CNSaúde, FAESP SENAR, Governo do Rio de Janeiro, Sky, Roxy Dinner Show, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Warde Advogados e X-VIA. O evento conta com colaboração da Acciona, Alpha Secure, Pinheiro & Mendes Advogados e TCL Semp. As mídia partners são Jovem Pan, Correio da Manhã, Manchete, Propmark, Revista LIDE e TV lide. Os fornecedores oficiais são Ambipar, Black Princess, Fairmont, Formag's, Granado, GRF, Human Clinic, Italac, Maringá Turismo, Mistral, Águas da Prata, Polishop, RCE, TKS Engenharia, TracF Tech e Três Corações.