Startup transforma calor da cozinha do restaurante em energia

Empreendedores suecos encontram uma maneira de aproveitar o ar quente produzido no cozimento como fonte de energia para edifícios.

joanna-boj-MhOoD_h90ks-unsplash
Empresa  transforma o calor na cozinha em energia aproveitável por outros sistemas e equipamentos. (Foto: Unsplash)

O calor na cozinha pode ser um problema. Mas também uma solução. Tudo depende da tecnologia empregada. Considerando um aparelho desenvolvido por uma startup sueca chamada Enjay, os vapores da cozinha podem até mesmo ajudar a combater o aquecimento – global, no caso.

Isso porque a empresa encontrou uma maneira de transformar o calor na cozinha em energia aproveitável por outros sistemas e equipamentos, como informa a BBC News.

Trata-se do Lepido, uma caixa metálica de troca de calor que aproveita o ar quente produzido durante os processos de cozimento. Sem o aparelho, o que se faz, tradicionalmente, é expelir esse ar para fora do edifício em que fica o restaurante, desperdiçando o potencial energético do vapor.

A inovação trazida pelo Lepido está em como ele lida com a sujeira presente no vapor da cozinha.

Arne Spperfork, professor especializado em termodinâmica na Universidade de Tecnologia de Hamburgo, na Alemanha, explica que o aparato da Enjay foi projetado para que as partículas de gordura e fuligem do vapor da cozinha passem por suas bobinas de metal sem grudar nelas.

Dessa maneira, o ar quente pode então ser bombeado por tubos que transportam água fria. Uma vez aquecido, o líquido pode ser usado para esquentar outras partes da edificação.

A nova tecnologia tem significado um respiro nas contas monetárias e ambientais dos restaurantes.

 (Fonte: Ifood News)