Brasil e Índia selam nova era de cooperação no LIDE Brazil-India Forum em Mumbai

Com forte presença empresarial e diplomática, o evento destaca sinergias em energia, inovação e inteligência artificial, marcando o início de uma parceria estratégica entre as duas nações.

Dammu Ravi, Ministério de Relações Exteriores da Índia (Foto_ FTF_LIDE)Dammu Ravi, secretário executivo do Ministério de Relações Exteriores da Índia. (Foto: FTF/LIDE)

Mumbai é o palco do LIDE Brazil-India Forum, encontro que reune empresários, autoridades e representantes de alto escalão dos governos de Brasil e Índia em torno de uma pauta ambiciosa: transformar a distância geográfica em pontes concretas de cooperação econômica, tecnológica e social.

Dammu Ravi, secretário executivo do Ministério de Relações Exteriores da Índia, destacou a "química excelente" entre os líderes Lula e Modi, e reforçou que a cooperação entre os países pode ser vital para o desenvolvimento sustentável.

“O Brasil e a Índia compartilham valores, desafios e potencial. Podemos juntos levar soluções para o sul global”, declarou, ao apontar oportunidades em setores como energia, biocombustíveis, aviação e inteligência artificial.

Em paralelo, o embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia, reforçou o interesse mútuo: “A Índia e o Brasil têm uma capacidade de ter uma grande parceria e ser muito bem-sucedidos. Queremos continuar com essas parcerias e termos uma conexão que o nosso potencial permite”.

Siddharth Jain, CEO do Inox Group, trouxe uma proposta concreta: a criação de uma força-tarefa bilateral no setor de energia limpa.

“A Índia e o Brasil podem ser coautores do próximo capítulo, cocriando, co-innovando e co-guiando”, afirmou, ressaltando os mais de 15 anos de atuação da empresa no Brasil.

Siddharth Jain, CEO do Inox Group (Foto_ FTF_LIDE)Siddharth Jain, CEO do Inox Group. (Foto: FTF/LIDE)

O impacto da transformação digital também esteve em pauta. Ashok Krish, líder de IA da Tata, defendeu que “a colaboração entre humanos e inteligência artificial será o maior desenvolvimento de habilidades que países como a Índia e o Brasil podem oferecer”, ao mesmo tempo em que alertou para os riscos de exclusão digital caso a tecnologia não seja tratada como bem público.

Ashtoush Sharma, da Prosus Ventures, questionou: “Vamos ser consumidores ou criadores de IA? E como garantimos que nossa população estará pronta para essa disrupção?”.

Leonardo Ananda, CEO da Câmara de Comércio Índia-Brasil, fez um chamado estratégico: “Estamos vivendo um momento novo e muito animador na relação do Brasil com a Índia. E reunir mais a fundo, fortalecer a nossa conexão e seguir em frente, juntos, sempre juntos”.

LIDE Brazil India Forum (Foto_ FTF_LIDE)O evento destaca sinergias em energia, inovação e inteligência artificial, marcando o início de uma parceria estratégica entre as duas nações. (Foto: FTF/LIDE)

O LIDE Brazil India Forum tem patrocínio da Ambipar, Codemge, Governo de Minas Gerais, Embraer, Sistema FIEMS, Governo do Mato Grosso do Sul, XP, TurisRio e Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O apoio institucional é da India Brazil Chamber of Commerce. As mídia partners são Jovem Pan, Revista LIDE e TV LIDE. Air France e Qatar Airways são as companhias aéreas oficiais. A operadora oficial é a Maringá Turismo. O evento é uma iniciativa do LIDE e do LIDE Índia.