Motorola celebra o 50º aniversário da primeira ligação de celular

No dia 3 de abril de 1973, Martin Cooper, ex-VP e diretor de P&D da Motorola, fez a primeira ligação de celular do mundo, utilizando um DynaTAC 8000X na 6ª Avenida de Nova York.

blogs
DynaTAC 8000X tinha mais de 25 centímetros de comprimento e pesava quase 1 quilo. (Foto: Divulgação)

O espírito pioneiro da Motorola foi fundamental para a evolução da indústria móvel. Há 50 anos, no dia 3 de abril de 1973, Martin Cooper, ex-VP e diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Motorola, usou o Motorola DynaTAC 8000X para fazer a primeira chamada comercial de telefone celular, na 6ª Avenida em Nova York. Foi um marco histórico para a sociedade, pois trazia a possibilidade de nos comunicarmos com qualquer pessoa, a qualquer momento, de qualquer lugar, sem depender dos telefones fixos ou ter que esperar um aviso de pager para não perder uma chamada.

“Quando fiz a primeira chamada de um telefone celular, sabia que era apenas o começo. Naquele momento, a Motorola e a indústria de celulares estavam iniciando uma revolução na comunicação”, disse Martin Cooper. “Desde então, houve um número enorme de inovações fundamentais, muitas criadas pela Motorola. Os primeiros 50 anos foram apenas o aquecimento e, com certeza, ainda haverá muitos avanços que transformarão a humanidade.”

Desde o lançamento do DynaTAC 8000X, que tinha mais de 25 centímetros de comprimento e pesava quase 1 quilo, até os dias atuais, a Motorola segue trabalhando para levar inovação, com tecnologias e patentes que transformam a indústria e o mundo que conhecemos, como, por exemplo, o primeiro RAZR V3, um dispositivo lançado no início dos anos 2000, em um momento no qual o design na indústria móvel tinha se tornado previsível. Popular por seu visual e design fino, o RAZR V3 continua sendo até hoje uma peça tecnológica icônica.

“A inovação está em nosso DNA. Revolucionamos a indústria incontáveis vezes e queremos continuar a exercer esse papel fundamental de moldar o futuro”, disse Sergio Buniac, presidente da Motorola. “Olhando para a frente, estamos empolgados por poder testar as fronteiras da tecnologia móvel e dizer que a Motorola continua na vanguarda da inovação”, completou.