Inteligência Artificial: as inovações do mercado diante da tecnologia

O LIDE e a Oi Soluções, unidade de negócios da Oi voltada para o atendimento de grandes empresas, promovem uma série de podcasts para falar sobre inovações tecnológicas.

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Fernando Sá, diretor de produtos e arquitetura de soluções da Oi Soluções (Foto: Divulgação)

Para falar sobre inovações do mercado de Inteligência Artificial, o diretor de produtos e arquitetura de soluções da Oi Soluções, Fernando Sá, participa de uma entrevista exclusiva em edição especial do LIDE Expresso.

Fernando, a Oi Soluções vem desenvolvendo práticas e soluções para além do perímetro de telecomunicações ao longo do tempo. Como tem sido esse processo? Você pode contar um pouco mais sobre isso?

Ao longo dos anos, estamos nesse processo de transformação. A gente atuava essencialmente em serviços de conectividade e transformamos toda a atuação em um modelo de orquestradora e provedora de soluções digitais para o mercado corporativo. Investimos bastante em capital intelectual para auxiliar nossos grandes clientes nas áreas de segurança, de cloud computing, entre outras.

Como a IA vem sendo aplicada nos negócios para auxiliar processos e diversas ações operacionais do setor como um todo?

A Inteligência Artificial tem uma infinidade de oportunidades de aplicação em diversos setores da economia. Além disso, as empresas vêm utilizando bastante assistentes virtuais, chatbots que ajudam a entender melhor o que o cliente precisa em termos de interação e automatização de processos. Também temos o uso da da IA em ferramentas de gestão. Na parte de serviços que a Oi implementa para clientes, temos ferramentas como gerenciamento de eventos de rede, monitoramento de rede de dados e ferramentas de eventos de segurança da informação.

A IA consegue auxiliar tanto na parte de processos, como também torna possível responder rapidamente a diversas ações operacionais que você poderia levar horas ou até dias para tomar uma determinada ação. Em eventos de cibersegurança, dependendo do tipo de ataques que você receba, você precisaria de inúmeros especialistas fazendo essa investigação. Quando você coloca a IA para ajudar a gerar insights, esse tempo pode cair para segundos na tomada de decisões.

A Oi Soluções trouxe ao mercado diferenciais de serviços como videomonitoramento inteligente, câmeras de captura de imagem, sistemas de comunicação, entre outros. Como parte dessa solução a Oi enxerga para todos os setores que podem ser atendidos por esse serviço?

O principal setor que a gente vem atuando com o serviço de videomonitoramento inteligente é o nosso case de segurança púbica, sendo um deles o governo da Bahia, batizado pelo próprio governo como “Vídeo Polícia”. O serviço é um outsourcing de tecnologia aplicado à segurança pública, sendo 4 mil câmeras outdoor em aproximadamente 80 cidades. Além disso, 4 mil dispositivos estão nas mãos dos policiais e há dispositivos em cerca de mil viaturas e todas elas funcionam de forma integrada através de uma plataforma que sabe onde a ocorrência está acontecendo e faz o cruzamento com o policial que está mais próximo. Tudo isso orquestrado por uma plataforma inteligente de geolocalização e tratamento de ocorrência.

São aspectos de um ecossistema que funciona para qualquer tipo de empresa que precise desse serviço, certo?

Exatamente. Esse tipo de solução precisa estar aderente à proteção de dados. A Oi fornece a solução de tecnologia, mas os dados são operados pelo próprio cliente. Temos também soluções aplicadas ao varejo, que podem trazer insights como mapas de calor, por exemplo.

A respeito da segurança de dados, como vocês trabalham com isso?

A Oi é muito cuidadosa e obedece toda a legislação vigente. Garantimos que disponibilizamos a plataforma e, no caso do uso da segurança pública, a lei permite que os dados sejam usados pela polícia, e a Oi não tem acesso a eles, oferecemos somente tecnologia e manutenção. Além disso, temos uma camada de cibersegurança para que os dados não saiam desse confinamento.

A sociedade como um todo tem colocado muita energia no tema de IA, sua aplicabilidade ou como ela pode ajudar pessoas e empresas. Quais são os avanços que estão ocorrendo nessa tecnologia para estar tão em evidência?

A IA já é utilizada há alguns anos pela indústria de tecnologia. Nos últimos anos, ela está ainda mais em evidência devido a três fatores principais: a facilidade com que as pessoas agora têm acesso às ferramentas, a acessibilidade para todo o público e a rapidez no retorno com personalização das respostas. Quando você olha o que já está disponibilizado para o grande público, é impressionante o número de aplicações, são inúmeras possibilidades de forma simples.

Como a inteligência generativa passa a revolucionar o mercado de fato?

Para esse mercado de clientes B2B, o que costumo comentar é que, assim como tudo que já implementamos de tecnologia no passado, é preciso tomar alguns cuidados. Você não pode colocar algo que é inerente a sua empresa de forma aberta dentro de um CHAT GPT, por exemplo. Informações confidenciais da empresa podem ser utilizadas com IA, mas com cuidado com os dados. A implementação da IA deve ser adequada ao negócio e seguir algumas etapas de segurança, e a Oi Soluções pode ajudar nessas etapas primordiais. Lançamos nosso hub de produtos de IA para poder cobrir essa jornada.

Como ficam as pessoas? Estamos vivendo uma nova revolução?

Eu entendo que sim. Entendo que a utilização massiva da IA causa uma revolução. Existe uma visão pessimista de que a IA está vindo o emprego das pessoas e existe uma vertente otimista, que eu acredito mais, de que ela organiza as ideias para que as pessoas utilizem a inteligência humana para as tomadas de decisões.

A partir de agora, qual será o caminho pós digitalização?

Isso é difícil de dizer o que vai vir pós digitalização. Há uma vertente de digitalizar as coisas, mas nem sempre digitalizar um processo é melhorá-lo, eu entendo que agora vai ter mais uma forma de pensar diferente para dar uma resposta a algo que está sendo perguntado.

(Fonte: Oi Soluções | Conteúdo de Marca)