Grupo Stefanini seleciona cinco startups em seu programa de inovação aberta

Próxima fase envolve Prova de Conceito (PoC) com o apoio dos padrinhos das áreas técnica e de inovação da multinacional brasileira

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Próxima fase envolve Prova de Conceito (PoC) com o apoio dos padrinhos das áreas técnica e de inovação da multinacional brasileira (Foto: Unsplash)

O Grupo Stefanini, multinacional brasileira com 35 anos de atuação no mercado de tecnologia, contará com cinco startups na segunda edição do 87.co, seu programa de aceleração. Ephrom (GO), Gaio (MG), LudosPro (SP), Tamboro (RJ) e Stalo (RS) foram selecionadas entre mais de 70 inscritas e irão cocriar soluções inovadoras com as áreas de negócios da Stefanini.

Nesta edição, foram lançados quatro desafios focados nas principais tendências de Outsourcing de Tecnologia da Informação (ITO). O objetivo era atrair startups brasileiras em fase de tração ou escala para desenvolver soluções inovadoras e incrementar o portfólio da consultoria.

A seleção ocorreu após o Demo Day, evento realizado em São Paulo onde seis finalistas apresentaram seu pitch de negócios para uma banca avaliadora que contou com representantes da empresa e de convidados do mercado. Participaram do processo a Carolina Furlan, Executive Innovation Marketing Manager da BRF, Ornella Nitardi, Open Innovation & Digital Ecosystem Manager South America da Basf e lideranças da Stefanini.

Os finalistas apresentaram soluções para quatro desafios: análise de dados para tomada de decisão em atendimento, análise de voz em atendimento, gestão de treinamento e conhecimento e gamificação e gestão de curva de aprendizagem. Cada startup teve sete minutos para apresentar sua solução e depois receber feedback dos avaliadores.

“As possibilidades trazidas por essas startups para o setor de ITO nos entusiasmam imensamente. A inovação é um processo colaborativo e estamos ansiosos para trabalhar em conjunto, moldando o presente para transformar nosso portfólio e nosso ecossistema em um cada vez mais escalável e de alto impacto. Como resultado, as startups desempenham um papel central, ganhando protagonismo nesse processo de colaboração dinâmica, mas especialmente trazendo soluções únicas e complementares a nossa oferta de valor”, comenta Rodrigo Placido, head de inovação da Stefanini Brasil.

As soluções escolhidas vão desde plataforma para análise de dados, treinamento e aprendizado, automação e até monitoramento de atendimento ao cliente. Na etapa de desenvolvimento, que terá início em setembro, elas irão participar do uma Prova de Conceito (POC) junto às áreas de negócios da Stefanini para trabalhar em desafios reais de operações e clientes.

Ao final do programa, as startups que conseguirem atender aos desafios passarão a integrar o ecossistema Stefanini como parceiras comerciais da empresa, que se relaciona com mais de 350 startups do mercado, reforçando o compromisso duradouro da multinacional com a inovação aberta e a colaboração empresarial. Já as startups que não seguiram no programa podem ser contatadas para projetos, parcerias ou até mesmo para atender alguma questão interna da Stefanini.

Essa abordagem de colaboração com startups é altamente relevante dentro do ecossistema da multinacional, que possui mais de mil clientes ativos. Com uma ampla gama de oportunidades para inovação conjunta, a empresa oferece suporte para acelerar a comercialização, colaborando lado a lado com as empresas em propostas comerciais.

O programa também evidencia como a marca tem difundido a essência da Stefanini e a filosofia da Sala87, uma iniciativa dedicada à disseminação do conhecimento sobre inovação na comunidade e do ecossistema. Isso visa promover uma colaboração mais intensa e reforçar a coesão entre todos os membros do grupo, enquanto simultaneamente contribui para o enriquecimento do mercado, oferecendo mais que produtos e serviços.