Sarah Almachar: Como as empresas podem crescer com os serviços embutidos

A CEO da EVLOS4U fala sobre como as companhias podem buscar alternativas para lidar com um cenário de incertezas econômicas, por exemplo.

thumbnail_Sarah Almachar
Sarah Almachar, CEO da EVLOS4U (Foto: Divulgação)


Sarah Almachar, CEO da EVLOS4U faz um panorama de como as grandes e médias empresas podem se aproveitar do momento econômico atual, com inflação crescente, aumento de preços e da escassez de crédito fornecido pelos bancos tradicionais, para crescer. A seguir, você confere a análise completa sobre os desafios das lideranças em um cenário de incertezas.

"Embedded service” ou “Serviços financeiros embutidos” – Está difícil para você imaginar? Entenda mais sobre como as novas tendências financeiras podem facilitar o dia a dia da sua empresa.

As empresas estão buscando cada vez mais oferecer facilidades financeiras que vão além dos seus negócios e que façam sentido no processo de compra do cliente com foco em eficiência, conforto, praticidade e economia.

Motivo que tem levado muitas empresas a buscarem alternativas que agreguem ganhos aos negócios, como por exemplo o caso do embedded finance - estratégia de integrar serviços financeiros à prateleira de soluções de uma empresa, mesmo quando essa não é do mercado financeiro, com isso, a empresa cria facilidades para seus clientes, melhorando sua experiência de consumo e gerando valor para sua marca. trazendo serviços financeiros e/ou bancários incorporados ao processo.

Sarah vê como uma oportunidade para as empresas embutirem soluções financeiras junto com a experiência de compras. Na sua visão, as médias e grandes empresas podem exercer um papel fomentador se ingressarem nesta oportunidade. Elas criarão linhas de receita e vínculo afetivo com seus clientes, seja em um negócio B2B ou B2C. Para as pequenas empresas e consumidores, é sempre uma oportunidade de solução fora da caixa, poder contar com marcas que já possuem uma relação de confiança.

Os clientes terão acesso aos serviços financeiros de forma mais conveniente e a um custo menor do que os serviços financeiros tradicionais. O financiamento incorporado também permite que as empresas ofereçam serviços mais personalizados a seus clientes, criando uma melhor experiência de compra.

Sarah Almachar, com mais de 25 anos dedicados ao mercado financeiro e CEO da Evlos4U, empresa dedicada à criação de soluções para o mercado financeiro, diz que na prática – esse tipo de negócio incorporado às empresas não financeiras é uma tendência. “O mercado evolui como uma onda, não tem como retroceder. Em pouco tempo, a maioria das empresas estarão praticando a modalidade”. ressalta

Mas, como tudo no mundo digital, no início é um tanto difícil de entender, pensar em um exemplo prático pode ajudar - quando você compra um pacote de viagem pela internet, por exemplo, ao final do processo você terá a opção de pagamento em cartão crédito de uma instituição financeira a qual você cliente se relaciona pagando pela compra e pronto.

Já no caso de uma agência de turismo que incorporou serviços financeiros, sabendo de forma global as necessidades de um viajante, pode te forma orgânica sugerir desde a uma forma de pagamento adequado ao seu perfil, como um financiamento em uma modalidade melhor, por exemplo, também oferecer o câmbio, o seguro-viagem e outros aditivos que vão fazendo sentido, garantindo não só a venda do pacote, mas todo o serviço atrelado a ela, mas personalizado, com um custo menor e rapidez.

Esse tipo de experiência também mira os grandes varejistas, empresas de bens e serviços, marketplaces e plataformas ERP, que oferecem além dos seus produtos tradicionais, soluções de conta corrente e ofertas de crédito.

“No fim o objetivo será a empresa embarcar no conceito de ser um mini banco, sem ser um banco de fato, gerando facilidade para o cliente final e novas fontes de receita.” - Sarah resume como uma grande alavanca para empresas de qualquer setor.

Incluímos alguns pontos importantes para entender como a média e grande empresa pode se beneficiar dessa modalidade. Sarah ressalta ainda que embutir soluções financeiras para quem compra sempre é um facilitador para impulsionar as vendas. De forma prática a empresa que está vendendo está diminuindo os atritos de quem compra. No caso de colocar o crediário próprio como uma das formas de pagamento, sem dúvida, irá aumentar as vendas, fidelizar o consumidor pois sabe que pode ganhar giro de caixa e está instituída uma relação de confiança.

Dentro de uma prateleiras de micro-serviços bancários podemos contar de cara é o Crediário próprio, mas muito pode ser acoplado, uma análise de risco de crédito, ou um novo serviço completo como por exemplo: programa de benefícios, outras modalidades de crédito para giro de caixa, com e sem garantia, câmbio, seguros, compra com moeda digital, cartões private label e outros serviços financeiro que valorize a marca da empresa e facilite o consumo final.

Com relação aos riscos desse negócio e os benefícios, a empresa que decide incluir a modalidade tem que ter em mente que vai precisar ter o suporte de empresas especializadas para não cair em armadilhas regulatórias, falhas sistêmicas, multas e perdas financeiras. Serviço financeiro é uma das indústrias mais reguladas no Brasil e requer conhecimento e seriedade. Os riscos sempre existem, e precisam de um profissional experiente para dar clareza para cada empresa, e isso irá depender dos serviços financeiros que ela irá acoplar, bem como, do apetite de retorno x risco. “Eu costumo comparar este tema e falar para os clientes que eles precisam escolher os profissionais que darão suporte neste projeto igualmente eles escolhem um médico, a seriedade é importante” alerta.

Para isso vale escolher bem uma plataforma integradora que criará as instituições financeiras e integrará as empresas viabilizando a solução e deixando a experiência de consumo mais fluida.