Renner vence nos EUA 'Oscar' de RFID por projeto com etiquetas inteligentes

Empresa foi eleita campeã da categoria Varejo na premiação RFID Journal Awards 2023, após implementar um sistema inovador de gestão, controle, reposição e segurança de produtos que aumentou em 64% a acuracidade dos estoques.

Alexandre Ribeiro é diretor de Riscos da Lojas Renner. (Foto: Divulgação)

A Renner venceu a principal premiação internacional da área de tecnologia de identificação por radiofrequência, a RFID Journal Awards 2023. Concorrendo com empresas do mundo todo, a companhia brasileira foi a primeira colocada na categoria Varejo, reconhecida pela implementação de um projeto pioneiro de gestão, controle, reposição e segurança de estoques usando RFID. O anúncio foi feito em Orlando (EUA), durante a RFID Journal Live.

Hoje, todos os produtos da Renner possuem uma etiqueta inteligente que leva um microchip com tecnologia RFID, usando ondas de rádio para gerar e armazenar dados a distância. A solução foi desenvolvida em parceria com a Sensormatic, do grupo Johnson Controls, e atualmente é utilizada em todas as lojas da marca no Brasil, Uruguai e Argentina, totalizando mais de 400 pontos de venda. Com o sistema, a Renner faz cerca de 4 milhões de leituras por dia, que permitem aplicações inovadoras em diferentes pontos do ciclo de vida dos produtos.

“Este prêmio reconhece nosso extenso trabalho de pesquisa e inovação para implementar a tecnologia mais eficiente, ágil e segura para gestão de nossos estoques, com resultados significativos na experiência dos clientes”, comemora o diretor de Riscos da Lojas Renner, Alexandre Ribeiro. Concluído em 2022, o projeto combina funcionalidades de alarme antifurto com a gestão de dados, possibilitando a atualização do estoque de forma contínua.

Aplicações na operação - A inovação automatiza a leitura de tudo o que está disponível, deixando claro em tempo real o volume de cada peça em cada loja. Com isso, a Renner reduziu de vários dias para poucas horas o prazo necessário para a realização dos inventários de produtos e aprimorou a gestão. A empresa diminuiu em 87% a ruptura de estoques, que corresponde à falta de um item para venda. Além disso, aumentou em 64% a acuracidade dos estoques, que representa a quantidade física de produtos que fato estão disponíveis, comparado ao que está registrado no sistema.

Na prática, a varejista consegue oferecer cada vez mais o produto que o cliente quer, nas cores e tamanhos que ele deseja, no canal em que ele prefere comprar (on e offline). Com a redução do tempo para realização de inventários, os colaboradores também ficam menos nos estoques e mais próximos do cliente.

A solução RFID ainda possibilitou que a Renner implementasse uma solução inovadora de leitura automatizada dos produtos em todos seus canais de pagamento, inclusive nos caixas de autoatendimento. Isso acelera o fluxo de checkout, evitando o tempo gasto para registrar os produtos e retirar os alarmes manualmente. Da mesma forma, nos provadores a tecnologia tem agilizado o atendimento e gerado encantamento.