Fernando Tracanella é o novo CEO da Track&Field

Nos últimos quatro anos, a empresa ampliou em 67% o número de lojas, o lucro líquido ajustado cresceu 39,5% ao ano e as vendas líquidas mais que dobraram, com crescimento médio anual de 26,8%.

trackFernando Tracanella, novo CEO e Fred Wagner, sócio-fundador da Track&Field. (Foto: Divulgação)

A Track&Field (B3:TFCO4) anunciou mudanças em posições de liderança, em linha com a continuidade do plano de crescimento de seus processos e operações. A reorganização está em linha com o processo de profissionalização iniciado em 2018 e abertura de capital em 2020.

A mudança vai permitir ao sócio e um dos fundadores da Track&Field, Fred Wagner, liderar, como CEO, a TFSports – plataforma de bem-estar que é uma das principais avenidas de crescimento da companhia. Além disso, Fred acumulará a Vice-Presidência de Estratégia e Novos Negócios da T&F, com foco em inovação e novas fontes de receita, e se mantém como membro do Conselho de Administração. A partir da movimentação, a empresa promove a CEO Fernando Tracanella, atual Diretor Financeiro (CFO), de Relações com Investidores e Expansão.

Há cinco anos na companhia, o executivo foi responsável por conduzir o processo de IPO e lidera a estratégia de expansão da rede de lojas e de omnicanalidade. Com sua gestão à frente dos números, entre 2019 e 2022, as vendas mais que dobraram, com crescimento médio anual de 27%, e aumento de rentabilidade: lucro líquido ajustado com crescimento médio anual de 40% no período.

“Assumo com o desafio de dar continuidade ao que viemos construindo ao longo dos últimos anos. Vamos contar com a forte veia visionária do Fred na aceleração dos novos negócios enquanto focamos em oportunidades no core business de crescimento dos canais físicos e digitais, aumento da base de clientes, evolução da ominicanalidade, inovação em produto, reforma de lojas para o novo formato e ganhos de eficiência operacional. Evoluiremos também com a nossa proposta de estarmos cada vez mais próximos dos clientes e oferecer um ecossistema completo de bem-estar, por meio de nossos produtos, eventos, lojas e experiências”, afirma Fernando Tracanella, CEO da Track&Field.

TFSports ganha relevância

Com mais de 500 mil usuários e crescimento médio de 60% na base em relação a 2022, a TFSports adquire musculatura para se transformar em uma healthtech. Por meio de um projeto robusto de transformação digital, que usa soluções de Inteligência Artificial Generativa, a plataforma investe em user experience e se prepara para lançar um marketplace voltado à produtos e serviços com foco em bem-estar e saúde.

Serão três frentes a serem implementados até 2025: tfmall (roupas, acessórios e artigos esportivos), tfood (alimentação e suplementação) e tfhealth (serviços de saúde física e mental). Além disso, dará continuidade a expansão do marketplace de experiências TFSports, que em 2023 organizará mais de 2.400 eventos.

“Nossa visão para o crescimento da TFSports é muito ambiciosa e exponencial. A plataforma será o carro-chefe dessa jornada de expansão e crescimento da T&F. Além de fortalecer as mais de 2 mil experiências que realizamos ao ano, vamos ampliar a oferta de produtos e serviços que conectam os clientes a um estilo de vida ativo e saudável, que é a grande missão da marca. Assumo a gestão para garantir a execução do nosso plano de negócio, e assim ganharmos mais velocidade e escalabilidade.” projeta Fred Wagner, CEO da TFSports e Vice-Presidente de Estratégia e Novos Negócios da Track&Field.

O atual Head da TFSports, Rafael Yanes, que atua há mais de 15 anos no setor de experiências e eventos esportivos será promovido a Diretor de Operações da plataforma. A sede da empresa fica em um andar recém-inaugurado, preparado para ampliação do time, junto à unidade corporativa da Track&Field, em São Paulo.

Nova CFO

A companhia anuncia ainda que Patricia Abibe, atual Head de Controladoria da Track&Field, será a nova CFO e Diretora de Relações com Investidores. Patrícia, que está há quase dez anos na empresa e possui mais de 25 anos de experiência em varejo, lidera o processo de controle e gestão do orçamento garantindo uma estrutura sólida de capital (sem alavancagem) e um desempenho financeiro de alta rentabilidade. Seu principal desafio será dar continuidade às boas práticas, manter a solidez dos números e o excelente relacionamento estabelecido com o mercado.