Diego Barreto, do iFood: “Já temos mais de 120 modelos de Inteligência Artificial”

Depois de faturar R$ 7 bilhões no último ano, app lança ferramenta que impulsiona jornada de compra de mercado via WhatApp usando IA.

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Marca aposta em expansão geográfica, novas redes de supermercados disponíveis no app e investimento em inteligência artificial (Foto: Divulgação)

O iFood não é apenas um aplicativo de delivery. Depois de faturar R$ 7 bilhões no último ano (de abril de 2022 a março de 2023), o app lançou uma ferramenta que impulsiona a jornada de compra de mercado via WhatApp usando Inteligência Artificial (IA). Desde 2018, a empresa investe em IA, e, como resultado, já tem em operação mais de 120 modelos.

Nessa entrevista exclusiva, Diego Barreto, vice-presidente de Finanças e Estratégia do iFood, atribui o bom momento do app à aposta em expansão geográfica (alcançando os mercados que eles chamam de 100% relevantes), ao aumento de presença da marca e, principalmente, ao investimento em tecnologia.

O iFood se posiciona como tendo o crescimento como meta principal - antes mesmo de pensar em lucro. Nesse sentido, quais ações a companhia têm colocado em prática e quais são as perspectivas para o futuro?

O posicionamento do iFood é em crescimento sustentável. Ou seja, todas as nossas decisões estão pautadas em ações que façam sentido a longo prazo, mesmo que isso signifique um esforço financeiro considerável. Por exemplo, sempre estamos atentos para aprimorar os nossos serviços, sustentar que os entregadores tenham condições dignas de trabalho ou contribuir com ferramentas que impulsionam os estabelecimentos parceiros. O crescimento sustentável proporciona que estejamos em sintonia com nossos valores e propósitos ao mesmo tempo que fortalecemos o ecossistema.

O iFood é uma empresa lucrativa e, para a gente, é completamente possível apresentar números positivos sem perder o nosso DNA em inovação, que foi o que nos trouxe até aqui. E nossos indicadores são motivo de orgulho, pois reforçam todo esse empenho: tivemos uma receita 39% maior no último ano, impulsionada especialmente por um aumento no número de clientes, no volume de vendas únicas (os consumidores estão comprando em maior quantidade) e pelo nosso nicho de entregas ainda mais velozes em mercados.

Fizemos uma expansão geográfica, trazendo 100% das redes relevantes de supermercados para dentro da plataforma. Hoje, estamos presentes em mais de mil supermercados em centenas de cidades. Nossa atuação com mercados cresce mês a mês. A gente continuará a mirar em apresentar números robustos e também em ser uma referência em inovação no Brasil. Queremos que o iFood continue a inspirar outras empresas e ecossistemas nacionais e mantenha a busca por oportunidades que contribuam para o crescimento e excelência da nossa plataforma.

Como manter a liderança no segmento e quais são os principais planos para que o iFood se mantenha em destaque entre os aplicativos de entrega?

Tudo que realizamos dentro do iFood é fruto de um árduo comprometimento e zelo que temos em prestar um serviço de altíssimo padrão de excelência para atrair e manter os nossos clientes felizes com o uso da plataforma. Buscamos ouvir as dores dos clientes para entregar um serviço que facilite o dia a dia deles. Para isso, não medimos esforços para proporcionar o que há de melhor e de mais inovador no setor. Somos inquietos e movidos por testar ideias, aceitar os erros e tentar novamente, o que nos proporciona a capacidade de agir rápido, diante do momento socioeconômico em que estivermos, e sermos capazes de criar soluções para os desafios que se apresentarem.

Também somos obstinados a que todos os demais participantes do nosso ecossistema sejam ouvidos, - entregadores, restaurantes ou mercados - e estejam satisfeitos em estarem no iFood e, para tornar isso realidade, mantemos uma escuta ativa com todos os públicos. Só assim é possível tornar a plataforma cada vez mais em uma experiência equilibrada e que contribua com os objetivos de cada um dos nossos públicos.

Acredito que ter essa flexibilidade, empatia, ousadia e essa mentalidade de experimentar novas ideias, mesmo que algumas delas possam não funcionar como o esperado, tenha nos mantido na liderança do mercado, que, por mais nichado que seja, nunca abrimos mão de testar o que há de mais moderno em operação, gestão, comunicação, posicionamento e tecnologia. É crucial aproveitar as  ferramentas disponíveis para trazer melhorias, maior eficiência e sanar as dores dos seus stakeholders.

Independentemente do tamanho da empresa, ou do setor em que ela atue, é necessário estar em aprimoramento constante sobre o seu mercado para utilizar as melhores práticas de gestão, otimizar processos, tomar decisões baseadas em dados e melhorar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. Ao implementar o que existe de mais moderno e eficaz, conseguimos nos consolidar, fortalecer a nossa competitividade, aprimorar a experiência do cliente e tornar o uso da plataforma mais acessível e com uma melhor experiência.

A tecnologia é o principal caminho para a transformação da companhia? Você pode falar sobre investimentos recentes nessa área e quais são as principais apostas nesse aspecto?

Não tenho dúvidas que a tecnologia é um elemento essencial para termos evoluído e chegado onde estamos, hoje, como a maior empresa de food delivery da América Latina. E é o que vai nos levar além, com capacidade de transformar ainda mais as formas de consumo dos brasileiros, assim como já temos feito, por meio dos nossos constantes aprimoramentos. Desde 2018, o iFood investe em Inteligência Artificial, e, como resultado, já temos mais de 120 modelos de I.A na empresa. Além disso, mais de 4 mil colaboradores utilizam internamente, já que desenvolvemos iniciativas internas para adotarem o que há de mais atual em seus cotidianos e assim se concentrarem em tarefas mais estratégicas e criativas.

Abraçamos a IA e a IA Generativa como aliadas poderosas para nos ajudar a inovar, melhorar a eficiência operacional e fornecer insights assertivos para tomada de decisões. Tudo isso abre caminho para o sucesso em um mundo cada vez mais digital e orientado por dados. Mas isso está só começando. Daqui para frente, ainda vamos lançar vários produtos para melhorar o dia a dia de todo o nosso ecossistema.

No mês passado, lançamos o Compr.Ai, uma ferramenta que impulsiona toda a jornada de compra de mercado via WhatsApp, usando a Inteligência Artificial para transformar listas à mão em textos e com uma interação natural e fluida com os clientes. É uma solução que traz agilidade e eficiência para os nossos parceiros, para que possam operar com um volume muito maior de pedidos e, desta forma, terem receitas maiores. Temos um caso, que foi um dos primeiros mercados parceiros a usar o Compr.Ai que, com o uso da solução, triplicou as vendas do seu mercado.

Além dos mercados, estamos olhando em como ajudar também os nossos outros públicos. O nosso intuito é democratizar cada vez mais o uso da tecnologia no país e apoiar todos os participantes do nosso ecossistema, sejam os mercados, restaurantes, entregadores ou o usuário final, para que sintam o impacto positivo dessas soluções para facilitar o seu dia a dia. 

Quais são as perspectivas de crescimento e faturamento para 2023 e 2024?

O ecossistema do iFood tem cada vez mais se solidificado nos segmentos que atua e investido em novas frentes, o que diversifica a nossa receita que conseguiu driblar possíveis obstáculos no cenário macroeconômico deste ano, como alta da inflação e taxas de juros elevadas. Ainda assim, conquistamos números para comemorar, como uma receita de R$ 7 bilhões e um GMV (Gross Merchandise Volume ou Volume Bruto de Mercadorias, numa tradução livre para o português) de R$ 48 bilhões, com expressivos crescimentos de 39% e de 27%, na ordem, nos seis primeiros meses deste ano.

Vamos continuar a nossa busca por expandir as nossas verticais. Além da modalidade de entregas mais velozes, temos fortalecido nosso sistema financeiro, que atua em diferentes frentes. Entre elas, destaco: o meio de cartões vales de refeição e alimentação, um segmento que acreditamos que têm muito potencial para crescer, o aumento no número de processamentos de pagamentos na plataforma feitos pela Movile Pay, nosso braço em fintech, e a de oferta de linhas de crédito acessíveis a restaurantes parceiros, para estimular a expansão de quem está com a gente e apoiar o empreendedorismo no país.  

A tecnologia, que sempre foi nossa aliada, estará cada vez mais intrínseca nos nossos negócios e mais visíveis ao grande público, com o lançamento de soluções que temos feito que vão beneficiar todos os nossos stakeholders, sejam lojas, restaurantes, clientes ou entregadores. Vamos encurtar caminhos, oferecer ferramentas de customização e opções que mostrem como nossos parceiros podem faturar mais com o uso da plataforma.

Nossos desafios são grandes e, é por meio da inovação, que vamos abrir caminhos diferentes para enfrentar os obstáculos e continuar a nossa expansão e solidificação.