Rodrigo Pacheco afirma que a reforma tributária deve acabar com a guerra fiscal

Presidente do Senado Federal e Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco participou, nesta segunda-feira (28), do Almoço-Debate LIDE com a presença de mais de 400 empresários.

WhatsApp Image 2023-08-28 at 14.50.45Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco participou do Almoço-Debate LIDE. (Foto: Fredy Uehara/Uehara Fotografia)

O presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a reforma tributária tornou-se um marco por eliminar a guerra fiscal. A fala ocorreu durante Almoço-Debate LIDE, ocorrido nesta segunda-feira (28), em São Paulo. O evento foi realizado pelo Grupo de Líderes Empresariais.

“Estamos aqui porque o Congresso se desincumbiu de fazer a reforma tributária ao longo dos últimos anos. Essa é a grande transformação que precisa ser feita nesse momento. O principal desafio que vamos enfrentar no processo é a mudança sem gerar insegurança jurídica”, destacou.

Pacheco afirmou, ainda, que o processo legislativo precisa da participação da população e das entidades, com foco no impacto que essas decisões significarão para as próximas gerações. “Para isso, temos, o desafio da simplificação, da unificação de impostos e outras premissas estabelecidas na reforma. Nosso objetivo é acabar com a guerra fiscal”. 

Em sua exposição, o presidente do Senado destacou alguns questionamentos que devem ser levados em conta em meio ao cenário de aprovação da reforma, como a possibilidade de aumento da carga tributária para o contribuinte e o que as isenções representam em números. Pacheco destacou que os marcos regulatórios são essenciais para a evolução da sociedade.

WhatsApp Image 2023-08-28 at 14.50.46Rodrigo Pacheco afirma que a reforma tributária deve acabar com a guerra fiscal. (Foto: Fredy Uehara/Uehara Fotografia)

Seguindo o tema da reforma, o senador respondeu a diversas perguntas enviadas pela plateia, formada por mais de 400 empresários e outras autoridades. Entre os questionamentos, entraram em pauta assuntos como a qualidade dos gastos públicos, o teto de gastos e até mesmo a insegurança alimentar. “A insegurança alimentar é um tema que causa preocupação no Brasil e no mundo. Tudo o que pudermos fazer para tornar o alimento menos oneroso, melhor será”. 

WhatsApp Image 2023-08-28 at 13.44.34Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco participou, nesta segunda-feira (28). (Foto: Fredy Uehara/Uehara Fotografia)