Flavio Martil: Comfrio planeja investir R$ 30 milhões em expansão pelo Brasil

CEO da Comfrio, uma das quatro maiores empresas do segmento de logística de frio na América Latina, fala sobre o novo momento da empresa com o retorno da Aqua Capital.

Flavio Martil CEO ComfrioFlavio Martil, CEO da Comfrio. (Foto: Divulgação/Comfrio)

Com o retorno do controle por um dos fundos de private equity da Aqua Capital, a Comfrio, empresa de soluções de logística de frio, entra em um novo momento de crescimento. Com previsão de investimentos de R$ 90 milhões somente neste ano, a companhia planeja aplicar R$ 30 milhões deste montante na expansão de suas operações pelo Brasil - já iniciada na Bahia, com um novo Centro de Distribuição.

Em entrevista exclusiva, Flavio Martil, CEO da Comfrio, afirma que o mercado pede um maior número de armazéns, de menor porte, e mais próximo do cliente final e mostra-se confiante com o agronegócio, mesmo com a queda do PIB do setor neste primeiro semestre. O segmento representa 30% do faturamento da empresa.

Com o retorno do Aqua Capital, como estão os planos de investimentos da Comfrio?

Vamos investir R$ 90 milhões este ano, dos quais R$ 25 milhões vão para equipamentos de movimentação à base lítio, 100% sustentáveis. Outros R$ 30 milhões serão direcionados à nossa expansão no Brasil. Dentro desse processo, estamos investindo em retrofits, na modernização de Centros de Distribuição, além da expansão de alguns armazéns que estão com capacidade máxima de utilização e com alta demanda de clientes e parceiros que buscam pela qualidade que a Comfrio oferece em suas operações, marca registrada da empresa.

Em abril, foi divulgado que R$ 30 milhões seriam alocados na expansão da área de atuação no país. Quais áreas já estão no radar da empresa e qual critério usado para essas escolhas?

Temos um sólido plano de expansão e iniciamos novos contratos com grandes empresas e líderes dos setores de lácteos, proteína animal, food service e agro. Nesse momento estamos iniciando nossa operação na Bahia, com um novo Centro de Distribuição para uma grande empresa na região metropolitana de Salvador. Nosso plano é seguirmos crescendo de forma sustentável em todas as nossas áreas. Um dos objetivos, por exemplo, é aumentar o market share em operações in-house. Nessas operações, levamos o sistema (WMS), know-how e nossos processos para gestão de operações em centros de distribuição e fábricas dos nossos clientes.

Como a companhia alia o crescimento e a sustentabilidade em suas operações. Com essa previsão de expansão, é possível também ser mais sustentável?

Com certeza. A sustentabilidade é um dos nossos pilares. Estamos investindo em equipamentos de movimentação à base de baterias de lítios 100% sustentáveis, garantindo menos emissões de CO2 e maior eficiência. Com esse investimento, estaremos também fortalecendo nossos resultados e melhorando as performances operacionais.
Hoje 90% da energia utilizada nos armazéns da Comfrio já é contratada no mercado livre e investimos em captação de energia solar em estados como São Paulo e Paraná. Nos últimos três anos, a empresa deixou de gerar 8 mil toneladas de CO2 o que equivale a 55 mil árvores, fruto de um projeto de reflorestamento.

A Comfrio desenvolve soluções logísticas desde a distribuição de sementes até restaurantes do food service. Como é pensar e atender as demandas de uma cadeia tão extensa?

Nós somos uma empresa de serviços, então, a razão da Comfrio existir é entender as necessidades e atender bem o cliente, com alto grau de qualidade, e levar esse patamar para o cliente do nosso cliente. Sempre buscamos oferecer soluções customizadas para nossos clientes. Somos uma das quatro maiores empresas do segmento na América Latina pela excelência do nosso serviço. A agilidade nas operações e a integração das informações de cada pedido com uso de tecnologia são fundamentais para atender as necessidades de um mercado cada vez mais exigente. Por isso, nosso investimento contínuo para garantir rapidez e eficiência aos clientes, além de centros de distribuição preparados para essa cadeia de produtos e serviços com variadas especificidades. Hoje o mercado pede um maior número de armazéns, de menor porte, mais próximos do cliente final.

A queda do PIB do agro neste primeiro trimestre é uma preocupação para a companhia? Qual a importância do setor para a Comfrio?

O agro é um dos principais setores da economia brasileira e temos muito orgulho de apoiá-lo. O segmento responde hoje por 30% do nosso faturamento e pretendemos seguir crescendo nele, inclusive nesse ano. Esses resultados comprovam que somos a 1ª opção dos nossos clientes, que buscam nível de serviço e qualidade. Já somos líderes no armazenamento refrigerado de sementes de milho e atuamos ainda com soja e sorgo.