Estado de SP lidera posição no Índice de Satisfação das micro e pequenas indústrias e 56% das empresas funcionam em plena capacidade

Pesquisa SIMPI/Datafolha aponta que 40% sofreu com falta de capital de giro no Estado de SP

industria

Pesquisa SIMPI/Datafolha aponta que 40% sofreu com falta de capital de giro no Estado de SP (Foto: Divulgação)

A 7ª rodada da pesquisa SIMPI/Datafolha “Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria” mostrou que o Estado de São Paulo liderou a posição no Índice de Satisfação das MPI’s, entre abril e maio deste ano. O bimestre fechou em 129 pontos, contra a média nacional, que ficou em 121, em uma escala de 0 a 200. Para chegar nestes resultados, foram levadas em consideração: situação geral da empresa, faturamento e lucro. Resultado disso foi no funcionamento dos negócios, em que mais da metade (56%) estão funcionando normalmente, 6% estão com as atividades totalmente paradas.

O otimismo também pode ser observado nas micro e pequenas indústrias, em que 41% dos dirigentes acreditam que a situação econômica da categoria está Ótima/Boa e 20% acreditam que está Ruim/Péssima, segundo pesquisa SIMPI/Datafolha. Apesar disso, 40% disseram não ter capital de giro suficiente e 10% tiveram mais que o suficiente (os melhores índices do Brasil).

“Os juros continuam sendo o principal entrave para os negócios. Se uma empresa não tem capital de giro para fechar o mês, outras áreas também irão sofrer. Hoje, parte dos empresários acreditam que a situação econômica do setor está boa porque há uma expectativa de melhora na inflação e na redução dos juros, em breve”, comenta Joseph Couri, presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI).

Uma das consequências das taxas de juros é a redução no poder de compra. No Brasil, 43% dos empresários esperam queda no poder de compra para os próximos meses.
Outros efeitos que os juros altos podem trazer são: desestímulo ao investimento, desaceleração do consumo, controle da inflação, encarecimento da dívida pública, distribuição do mercado doleiro, endividamento das famílias, entre outros.

Por fim, vale acrescentar que em 2020, o Estado de São Paulo teve o maior Produto Interno Bruto (PIB) entre todas as unidades federativas do país, sendo responsável por cerca de 32% do PIB nacional.

Sobre a pesquisa
Realizado pelo Datafolha, a pedido do Simpi, o Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, traz um panorama geral da categoria. A coleta de dados ocorreu entre os dias 09 e 29 maio de 2023, foram realizadas 712 entrevistas.