Carlos Eduardo Guimarães: PAN alcança 25,2 milhões de clientes e registra lucro líquido ajustado de R$ 93 mi no 1T23

Banco apresentou crescimento na carteira de crédito e no volume transacionado na comparação anual, reflexo de melhorias na experiência do cliente.

Carlos Eduardo Guimarães, CEO do Banco Pan (Foto: Divulgação)

O Banco PAN (BPAN4) encerrou o primeiro trimestre de 2023 com 25,2 milhões de clientes, avanço de 30% na comparação anual, e reportou lucro líquido ajustado de R$ 193 milhões, em linha com o desempenho do 1T22. O ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado foi de 11,6%.

A carteira de crédito do Banco PAN alcançou R$ 39,3 bilhões no 1T23, alta de 8% na comparação anual, sendo 91% do portfólio com garantias. Deste total, 45% correspondem a operações de financiamento de veículos - o segmento apresentou avanço de 17% na comparação com o 1T22. O volume transacionado foi de R$ 22 bilhões no primeiro trimestre.

“Encerramos mais um trimestre com crescimento consistente, mantendo postura conservadora na concessão de crédito, com foco na originação de produtos colateralizados. Apresentamos importantes avanços na experiência do cliente e, ao longo do ano, seguiremos evoluindo nessa direção, ampliando engajamento e recorrência, entregando resultados sólidos”, afirma Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do Banco PAN.

O nível de inadimplência acima de 90 dias fechou março em 7,2%, patamar similar ao 4T22. Já a receita de serviços avançou 47% na comparação com o primeiro trimestre de 2022, para R$ 295 milhões, reflexo da diversificação nas linhas de negócio.

Outro destaque é a agenda ESG. O PAN ficou em primeiro, entre os bancos, nos rankings do GPTW Étnico Racial e LGBTQIA+ e está entre os TOP 3 no GPTW Mulher pelo terceiro ano consecutivo. O banco também aderiu à Ambição 2030, do Pacto Global da ONU, e ao Pacto de Promoção à Equidade Racial, além de estar no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE/B3) com o 9º melhor desempenho, o segundo melhor entre os bancos.

Produtos e serviços

O PAN expandiu em 23% o número de clientes com produtos de crédito contratados, entre consignado, veículos, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão e Car Equity. No 1T23, o número de clientes segurados (com apólices vigentes) aumentou 71% em relação ao 1T22, para 2,4 milhões, reflexo da ampliação do número de modalidades oferecidas.

No 1T23, o take rate da Mosaico foi de 9%, com receita de R$ 65 milhões. Já Mobiauto, marketplace de veículos do PAN, segue com crescimento relevante na quantidade de carros anunciados, avanço de 26% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Além disso, o número de lojistas cadastrados na plataforma saltou de 4 mil para 7,4 mil na comparação anual.

“Nossa estratégia é oferecer soluções criativas e inteligentes que facilitem a vida dos brasileiros, por meio de uma jornada única de banking e consumo. Queremos ampliar a integração dos nossos produtos e canais, com ofertas e serviços cada vez mais personalizados aos nossos clientes”, complementa Inácio Caminha, Superintendente Executivo de RI e Captação.