Brasil: Potencial verde e perspectivas de crescimento atraem investidores

Especialistas destacam sustentabilidade e reformas estruturais como motores para o desenvolvimento econômico.

WhatsApp Image 2024-08-16 at 17.07.12Brasil: Potencial verde e perspectivas de crescimento atraem investidores. (Foto: Joaz Macedo/Evandro Macedo/LIDE)

Durante o painel "Economia do Brasil e Sua Atratividade para Investimentos", realizado no 23º Fórum Empresarial LIDE, empresários, economistas e especialistas do setor financeiro e econômico se reuniram para discutir as oportunidades e desafios que o Brasil enfrenta para se posicionar como um dos principais destinos de investimentos globais.

O painel reforçou a visão de que o Brasil possui condições únicas para atrair investimentos, especialmente em setores ligados à sustentabilidade e inovação, e que, com as reformas adequadas, pode se consolidar como um dos principais players globais nos próximos anos.

Moderado por Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos e presidente do LIDE Economia, o debate contou com a participação de Maurício Quadrado, Presidente do Banco Master Investimento, Alexandre Birman, CEO do Grupo Azzas, Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos, Leonardo Lobo, Secretário da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, e Nicola Miccione, secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Maurício Quadrado, presidente do Banco Master Investimento, iniciou o painel destacando a sustentabilidade como uma grande oportunidade de negócios para o Brasil, que se consolida como uma potência verde global. Quadrado ressaltou que mais de 10% da energia elétrica brasileira é gerada por parques eólicos no Nordeste, e que o país já se posiciona como o 13º maior produtor de energia solar do mundo.

"O Brasil tem condições excepcionais para se tornar líder em sustentabilidade, com polos de produção de hidrogênio verde, etanol, biogás e outros biocombustíveis espalhados pelo território", afirmou Quadrado, ao citar o projeto de um polo de hidrogênio verde em construção no Ceará.

Alexandre Birman, CEO do Grupo Azzas, enfatizou o potencial do Brasil como maior produtor de algodão e couro do mundo para se tornar um exportador de moda sustentável, indo além da simples exportação de produtos. Birman é um defensor da economia circular na moda e acredita que o Brasil tem a capacidade de liderar essa agenda no cenário internacional.

Zeina Latif, economista, abordou a importância das reformas políticas para impulsionar o desenvolvimento econômico do país. A economista destacou a necessidade de avançar em agendas que promovam a educação e reduzam o desemprego estrutural.

"Precisamos ser mais ambiciosos e aproveitar as oportunidades para criar as condições necessárias ao crescimento sustentável do Brasil", afirmou Latif. “A educação é a chave para a criação de postos de trabalho qualificados”, comentou.

Nicola Miccione, secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, reforçou a importância do diálogo entre o setor público e privado para destravar burocracias e promover o crescimento econômico. Miccione destacou as melhorias alcançadas no Rio de Janeiro em termos de segurança jurídica e licenciamento, que resultaram em uma melhor posição do estado nos rankings de atratividade para investimentos.

Encerrando o painel, Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos, observou que, apesar das instabilidades globais, o Brasil se encontra em um cenário relativamente favorável.

"O mundo demanda cada vez mais commodities, e o Brasil, como maior fornecedor de alimentos e detentor de vasta capacidade de produção de energia renovável, está bem-posicionado para atrair capital internacional", disse Megale, destacando que, do ponto de vista institucional, o Brasil está à frente de muitos outros países emergentes.

23º Fórum Empresarial LIDE tem patrocínio de Águas do Rio, Banco Master, BTG Pactual, CEDAE, Firjan, Light, Shell e TechnoGym; apoio de BYD, CNI, Codemge MG, Estre, Febraban, Paper Excellence e Volkswagem Caminhões e Ônibus. Colaboração é de Alpha Secure, Grant Thornton, i.tech, Midas, TCL Semp. Os mídia partners são Veja, Veja Negócios, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Correio da Manhã, Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Propmark, Record, Revista LIDE e TV LIDE. Os fornecedores oficiais do evento são 3 Corações, Eccaplan, Fairmont, FleishmanHillard, Maringá Turismo, Mistral, Prata e RCE.