Arthur Lira afirma que aprovação da Reforma Tributária livrará o Brasil do manicômio tributário

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, participou, nesta segunda-feira (24), do Almoço-Debate LIDE com a presença de mais de 400 empresários.

WhatsApp Image 2023-07-24 at 13.56.16
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante Almoço-Debate em São Paulo. (Foto: Fredy Uehara/Uehara Fotografia)

No terceiro Almoço-Debate do ano, realizado pelo LIDE, em São Paulo, nesta segunda-feira (24), Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, reforçou a importância da aprovação da reforma tributária, na Câmara, para o desenvolvimento social e econômico do país. De acordo com o parlamentar, essa conquista pode ser vista como um "livramento do manicômio tributário que o Brasil vivia e vive até hoje".

Lira analisou que não foi aprovada somente a PEC 45 ou a PEC 110, mas sim uma junção, chegando a um texto possível que permitisse deixar de lado o ceticismo. Para o parlamentar, a reforma tornou o sistema tributário mais progressivo, capaz de diminuir a desigualdade social e inserir uma carga menor à cesta de consumo da população carente. “Estamos saudando uma dívida histórica que tínhamos com todo o brasileiro”, enfatiza.

Seguindo no valor da aprovação para o desenvolvimento do Brasil, em sua exposição, Lira lembrou que a matéria visa transformar o país em um “porto de investimentos externos e que as indústrias nacionais tenham segurança jurídica para produzir”.

Pensando nos posicionamentos contrários à reforma tributária atual, trouxe ao seu discurso um tom apaziguador e compreensível, com a fala de “todo desconhecido gera medo”, mas que é preciso ir em frente para aprimorar e discutir. “É uma reforma estruturante, uma reforma de Estado em que engajamos os mais diversos setores da encomia”, complementou.

Agora, com o encaminhamento para o Senado, Lira acredita que o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco e o relator da pauta, Eduardo Braga, terão o desafio de conduzir a matéria para que, no primeiro semestre de 2023, as leis complementares já possam ser discutidas. Arthur Lira disse que o plenário trabalhou para que a aprovação não fosse vista como um projeto de governo, mas um compromisso suprapartidário.

WhatsApp Image 2023-07-24 at 13.56.07O presidente da Câmara aproveitou o encontro para defender a reforma administrativa. (Foto: Fredy Uehara/Uehara Fotografia)

Além deste tema, o deputado aproveitou a presença dos 400 empresários na plateia para compartilhar o seu desejo de tratar, de maneira célere, a reforma administrativa, que segundo ele, já está pronta para a plenária. Lira enfatizou, em sua exposição, que a matéria não fere direito adquirido e vai dar mais previsibilidade as contas do Estado, recordando que quem paga esta conta é a população.

A sensação de cenário mais positivo do país também foi parte do discurso durante o evento, em que trouxe a previsão breve de queda dos juros e o crescimento do PIB como fatores essenciais no reflexo do otimismo do empresariado. “Conseguimos construir no setor político um clima saudável e a reforma tributária é uma questão central” - elogiando a participação de todas as esferas políticas, inclusive o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

WhatsApp Image 2023-07-24 at 13.56.13Arthur Lira defende a reforma tributária no Almoço-Debate. (Foto: Fredy Uehara/Uehara Fotografia)


Confira como foi:

Sobre o evento: O Almoço-Debate conta com o patrocínio da ABRAINC, ABRAS, Abrasel, ABIA, CNDL, CNseg, Cosan, Eletra, Febraban, Gocil, Grupo Comolatti, JHSF, Paper Excellence e SIMPI, além de copatrocínio da Verzani & Sandrini.