Brasileiros gastaram cerca de R$ 180 bilhões em compras online no 1º trimestre de 2023

Número representa um crescimento de aproximadamente 10,8% em comparação ao mesmo período de 2022.

COMPRA ONLINECrescimento foi impulsionado pelo aumento do uso do cartão de crédito. (Foto: Unsplash)

O relatório de Mercado de Pagamentos em Dados, desenvolvido pelo Instituto Propague, revela que, quando se trata de digitalização por meio de gastos não presenciais com cartões, os brasileiros gastaram cerca de R$ 180 bilhões no 1º trimestre de 2023. Esse número representa um crescimento de aproximadamente 10,8% em comparação ao mesmo período de 2022, impulsionado pelo aumento do uso do cartão de crédito (+10,5%) e do cartão pré-pago (+40%) em compras online realizadas em e-commerce e aplicativos.

Os cartões, que representam 41,2% dos pagamentos nos primeiros três meses do ano, tiveram um crescimento significativo na modalidade de aproximação: o mercado registrou um aumento de mais de 85% em comparação com o primeiro trimestre de 2022. Somente em março deste ano, aproximadamente 44,3% das transações presenciais com cartão foram realizadas por aproximação, enquanto apenas 29,3% o faziam em 2022 e 8% em 2021.

"Após terem sido impulsionadas pelas medidas de restrição de mobilidade durante a pandemia, as compras online (gastos não presenciais) e compras por aproximação (contactless) continuam a crescer, promovidas pelo cada vez maior uso dos cartões por parte dos brasileiros. Em especial, as compras por aproximação devem representar pelo menos metade das transações com cartões em 2023, com seu crescimento acelerado mostrando a popularização da modalidade, muito em função dos benefícios gerados a usuários e comerciantes, em especial o aumento da agilidade, conveniência e segurança”, comenta Guilherme Freitas, pesquisador econômico da Stone.