Deloitte e IBM anunciam colaboração para acelerar resultados ESG das organizações
Parceria foi criada para ajudar os clientes a entregar melhores resultados de sustentabilidade, simplificando dados, elevando insights e acelerando a transformação com ferramentas de apoio a ações estratégicas.
Edson Cedraz, sócio de Risk Advisory e da região Nordeste da Deloitte. (Foto: Divulgação)
A Deloitte - organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo - anunciou uma colaboração global com a IBM - fornecedora líder global de nuvem híbrida e IA - para ajudar os clientes a acelerar estratégias de redução de emissões de CO2 e tornar os programas de sustentabilidade uma parte incorporada do negócio principal.
Por meio da parceria, os clientes podem acessar diversas soluções, além de integrar dados do IBM Envizi ESG Suite - que ajuda as empresas a capturar e consolidar dados ESG em um único sistema de registro - com a solução GreenLight, da Deloitte, que atua diretamente no desempenho de sustentabilidade, incluindo análises sobre créditos globais, incentivos e estratégias de redução priorizadas, bem como ferramentas para planejar, gerenciar e otimizar a economia das metas e roteiros de emissões líquidas zero.
"No Brasil, a colaboração tem como foco as frentes relacionadas à GRC, segurança cibernética, gestão de riscos regulatórios e compliance, transformação digital, entre outras. As soluções conjuntas têm como base tecnologias da IBM, como cloud, data analytics e inteligência artificial, além de metodologias e conhecimentos especializados de profissionais da Deloitte. Unimos o conhecimento da Deloitte com as tecnologias de ponta da IBM para reforçar as ações e elaborar soluções mais eficientes, atendendo aos múltiplos desafios das organizações", explica Fabiana Mello, sócia de Risk Advisory da Deloitte e líder da aliança da Deloitte com a IBM no Brasil.
Entre outras funções, o IBM Envizi ajuda as empresas a capturar e consolidar dados ambientais, sociais e de governança (ESG) em um único sistema de registro, além de realizar cálculos de emissões de gases de efeito estufa, apoiar relatórios ESG e fornecer insights baseados em dados para auxiliar projetos de descarbonização.
Ainda essa é uma solução que pode se integrar com outros produtos do conjunto de soluções de Software de Sustentabilidade da IBM, como IBM Maximo Application Suite, para monitoramento de ativos, gerenciamento, manutenção preditiva e planejamento de confiabilidade; IBM Tririga Application Suite, para gerenciamento de instalações e locais de trabalho; IBM Turbonomic, para otimização de custo e desempenho de nuvem híbrida e solução; IBM Planning Analytics, para recursos de otimização.
Estas soluções fornecem insights de negócios para ajudar os clientes a reduzir emissões e melhorar as operações de descarbonização, bem como desenvolver novos modelos de negócios e outras inovações de sustentabilidade.
Já a solução da Deloitte GreenLight pode transformar as organizações a atingir suas metas de sustentabilidade, extraindo insights de dados do Envizi, ao mesmo tempo em que aproveitam a expertise de sustentabilidade e atendimento ao cliente climático da Deloitte, desenvolvido durante décadas de atuação no mercado.
A nova integração com o IBM Envizi busca simplificar os recursos das organizações em duas dimensões importantes da transformação sustentável: insights orientados por dados e ação estratégica. Juntas, a Deloitte e a IBM podem ajudar as companhias a acelerar a transformação sustentável, quer procurem definir a sua estratégia, incorporar a sustentabilidade nas operações e nos modelos de negócio, ou abordar requisitos regulamentares e de divulgação.
“Mais que apoiar no atendimento a demandas regulatórias para reportar indicadores de ESG, a tecnologia pode contribuir para efetivamente gerar valor na materialização das estratégias de sustentabilidade das Organizações. A consolidação de informações e o alinhamento com as boas práticas de reporte exigem processos bem estruturados, que são, na verdade, o fim de uma jornada de planejamento, alinhamento capacidade de gerenciar os planos de ESG”, finaliza Edson Cedraz, sócio de Risk Advisory e da região Nordeste da Deloitte.