Brasileiros estão mais atentos a hábitos de consumo sustentáveis
Brasil foi o país que mais realizou buscas por produtos de impacto positivo.
Preocupação com o meio ambiente já motiva quase um terço dos consumidores. (Foto: Unsplash)
O consumidor brasileiro tem ficado mais consciente nos últimos tempos. Isso é o que revela estudo publicado pelo Mercado Livre, um dos maiores e-commerces nacionais, segundo o qual o Brasil foi o país que mais realizou buscas por produtos de impacto positivo, ou seja, itens de marcas que promovem a redução de impactos ambientais.
Produtos como garrafas reutilizáveis, bicicletas, leites vegetais, fraldas reutilizáveis, cápsulas de café recarregáveis e celulares recondicionados foram os mais vendidos no Brasil de abril de 2022 a março de 2023.
De acordo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a preocupação com o meio ambiente já motiva quase um terço dos consumidores (23%) a mudarem seu comportamento de consumo. Desses, 41% acreditam tratar-se de mudanças permanentes.
Indústria consciente
Buscando atender aos anseios do público brasileiro, a indústria tem se mostrado alinhada com a agenda ambiental. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a maioria das empresas industriais estão empenhadas na redução da geração de resíduos sólidos (89%) e do uso de água (83%), bem como na otimização do consumo de energia (86%).
Essa preocupação também sinaliza a construção de um ambiente de negócios mais promissor. De acordo com a pesquisa “Sustainable Investing: Resilience and Responsibility”, publicada pela multinacional de investimentos BlackRock, 94% dos investidores institucionais e 90% dos investidores de varejo estão comprometidos com a integração de fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas decisões.