Pioneirismo na gestão ambiental em shoppings no Brasil

Os shoppings centers se tornaram espaços de encontro e entretenimento e é preciso entender o que fazer com o resíduo gerado por eles.

WhatsApp Image 2024-08-26 at 12.42.24Tereza Cristina Silveira de Andrade, diretora-executiva do Grupo Andrade. (Foto: Divulgação)

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada em 2010, define “a responsabilidade compartilhada, onde cada um é responsável pelo resíduo que gera”. A lei é um exemplo para o mundo de como empresas, governos e indivíduos devem cuidar dos seus resíduos dando destino correto a esses materiais.

Os shoppings centers ao longo dos anos se consolidaram como espaços de encontro e entretenimento, para onde as pessoas vão não só para consumir, mas para se divertir. E o que fazer com o todo o resíduo gerado neles?

Esse é o desafio com o qual o Grupo Andrade lida ao longo de 36 anos e mais fortemente há 14 anos com a Andrade Paulista - referência e pioneira em gestão ambiental para shoppings e responsável pela criação do Programa Especial de Treinamento Ambiental, Educação Ambiental e Vistorias em Shoppings Centers.

A gênese do programa veio com o Shopping Morumbi, de São Paulo, o primeiro grande empreendimento a adotar modelo de gestão de resíduos inovador, ainda em 2009. Com isso, tornou-se exemplo de sustentabilidade e deu responsabilidade de separação dos resíduos a cada lojista, fazendo a gestão e reciclagem dos materiais darem um salto de qualidade.

A partir disso, o modelo criado pela Andrade Paulista deu frutos, com várias práticas inseridas em normas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para ajudar empresas a se alinharem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que demanda processo de segregação de resíduos na fonte, logística reversa, avaliação de terceiros e prestadores de serviços, substituição de disposição em aterros por recuperação energética, dentre outros.

O Programa recebeu prêmios e reconhecimentos internacionais, o que mostra que todo o trabalho feito durante todos esses anos valeu a pena. Nada disso teria acontecido, claro, sem a parceria dos gestores dos shoppings que entenderam sobre a importância da aplicação de ações sustentáveis, com resultados positivos para os negócios e para o meio ambiente.

Cada um de nós tem responsabilidade sobre o resíduo que gera e o setor empresarial precisa ter esse olhar de transformar desafios em oportunidades para negócios socioeconomicamente sustentáveis. A preocupação dos consumidores com o tema é crescente e já faz com que sua escolha por serviços, produtos e lugares de consumo se baseie também nessa questão. O modelo pioneiro dos shoppings oferece um exemplo vitorioso para outras empresas e indústrias trilharem.