Por que as habilidades interpessoais são mais importantes do que nunca no local de trabalho

Em uma estrutura de mercado dominada pela colaboração entre humano e máquina, habilidades humanas são mais importantes do que nunca.

vivi.01 - co´piaViviane Sedola, Co-fundadora da plataforma de crowdfunding Kickante. (Foto: Divulgação)

A tecnologia está revolucionando a maneira como as pessoas trabalham em quase todos os setores. O crescimento da inteligência artificial, do uso de robôs, de aplicativos e máquinas no local de trabalho está automatizando tarefas rotineiras e repetitivas que são tratadas com mais eficiência por algoritmos.

Em uma estrutura de mercado dominada pela colaboração entre humano e máquina, habilidades humanas são mais importantes do que nunca. Dessa maneira, os funcionários conseguem se concentrar com mais afinco no trabalho que exige habilidades interpessoais.

Também conhecida como soft skills, as habilidades interpessoais são usadas na interação entre pessoas, para ler o comportamento humano e também navegar emocionalmente pelas situações. Do atendimento ao cliente ao marketing, muitas interações comerciais dependem de habilidades interpessoais. Uma força de trabalho bem versada em soft skills pode dar à empresa vantagem competitiva no mercado e impacto significativo na capacidade de organização.

Embora hard skills, como conhecimento técnico e habilidades computacionais, costumavam ser os principais requisitos para empregos, a posse de soft skills agora é considerada essencial e, em alguns casos, até mais importante do que o conhecimento técnico.

Habilidades técnicas não são necessariamente difíceis de adquirir. Com o tempo, elas podem ser facilmente ensinadas e aperfeiçoadas. As soft skills, no entanto, são mais difíceis de desenvolver e aprender, pois têm pouco a ver com educação tradicional e treinamento e mais a ver com caráter, relacionamentos e personalidade.

As soft skills estão ligadas à inteligência emocional, mas também incluem habilidades como comunicação e escuta, resolução de conflitos, relacionamentos positivos, colaboração e cooperação, simpatia, civilidade e abertura ao feedback.

Um estudo realizado por pesquisadores do Boston College, da Harvard University e da University of Michigan descobriu que o treinamento de habilidades interpessoais, como comunicação e resolução de problemas, aumenta a produtividade e a retenção em 12% e oferece um retorno de 250% sobre o investimento com base em maior produtividade e retenção.

Por mais que essas habilidades estejam vinculadas à personalidade, é possível aperfeiçoar essas características pessoais, buscando desenvolvimento da inteligência emocional e também de autoconhecimento. Dessa forma, é possível identificar pontos fortes e fracos e definir as mudanças necessárias de acordo com os objetivos profissionais.