Evolução do outsourcing: empresas passam a enxergar valor além da redução de custos na terceirização

Com o surgimento de novas tecnologias e de novas demandas no cenário empresarial, os modelos tradicionais de terceirização não conseguem mais acompanhar a dinâmica atual.

Para o boletim informativo (2)Rogério Panessa, sócio de Consultoria Tributária da Deloitte e Caroline Yokomizo, sócia de Consultoria Empresarial da Deloitte. (Foto: Divulgação)

Em um ambiente de negócios em constante evolução, a prática de outsourcing (terceirização de serviços), que antes visava basicamente a redução de custos em áreas não críticas das organizações, tem vivenciado uma transformação profunda. Com o surgimento de novas tecnologias e de novas demandas no cenário empresarial, os modelos tradicionais de terceirização não conseguem mais acompanhar a dinâmica atual. Em vez de focar apenas em redução dos custos, as empresas estão começando a reconhecer, agora, que a terceirização não se trata apenas de corte de gastos, mas principalmente de impulsionar os resultados de negócios.

Recentemente, as organizações passaram a adotar, com sucesso, os serviços operacionais, também conhecidos como serviços gerenciados de próxima geração, para atingir esse nível de valor. Tais serviços oferecem flexibilidade e uma combinação sob medida de habilidades críticas, conhecimento específico da indústria, acesso à tecnologia de ponta, maior visibilidade e compreensão dos riscos emergentes. Além disso, eles capacitam as organizações a aprimorar suas capacidades e a expandir recursos, sejam eles humanos ou automatizados, conforme necessário.

Os serviços gerenciados de próxima geração capacitam as organizações a terceirizar funções centrais e tecnologias vitais a outras empresas, o que permite que a organização que terceiriza parte de sua operação se adapte a tecnologias disruptivas, enfrente a escassez de mão-de-obra qualificada e atenda de forma mais ágil e eficaz às crescentes demandas regulatórias. As empresas estão começando a confiar em terceiros para operar aplicações e infraestrutura de tecnologia em um nível mais elevado do que nunca. Embora o outsourcing exista há décadas, a ênfase tem mudado para a terceirização impulsionada por desafios legais, regulatórios, escassez de talentos e a urgente necessidade de transformação digital.

Se antes as organizações passavam a terceiros apenas a operação de áreas tidas como menos importantes com o objetivo único de cortar gastos, hoje elas já começam a se conscientizar de que as áreas mais estratégicas – e fundamentais para o negócio – também podem ser terceirizadas para que elas foquem estritamente no core business. É importante destacar, também, que à medida que as organizações buscam uma evolução contínua para permanecerem competitivas, o outsourcing não se limita mais a projetos pontuais, mas sim a parcerias para operar e melhorar continuamente aspectos cruciais do negócio.

A decisão de terceirizar ou manter funções desempenhadas exclusivamente no âmbito interno depende das necessidades e estratégias individuais de cada empresa, mas é fundamental que todas tenham um entendimento claro sobre os resultados desejados para alinhar com a empresa provedora de serviços. A supervisão adequada, contratos sólidos e a comunicação constante são essenciais para manter projetos de consultoria no caminho certo. Um provedor de serviços gerenciados de próxima geração não apenas resolve os problemas atuais, mas também ajuda a enfrentar os desafios do futuro. Esses parceiros confiáveis capacitam as empresas a adotar melhores práticas de mercado, tecnologias de ponta e a gerenciar seus negócios de maneira mais eficaz.

A Deloitte, por exemplo, que recentemente recebeu o reconhecimento mundial “Gartner Magic Quadrant 2023” por ser a empresa visionária em relação aos serviços de “operate” denominação dos serviços terceiroiazdos de nova geração, sejam eles de backoffice, tecnologia ou outras áreas.. O repertório completo de soluções disponíveis na estratégia que chamamos de ‘Operate’ tem sido amplamente capaz de apoiar os negócios em toda a jornada de transformação das empresas, indo da identificação de savings para viabilizar projetos inovadores até a operação de atividades de finanças, compras, capital humano, tecnologias, segurança cibernética, entre outras. A prática de outsourcing, para nós, evoluiu de acordo com as necessidades contemporâneas.

A evolução dos negócios requer, cada vez mais, uma visão completa e multidisciplinar que permita uma transformação de ponta a ponta nas organizações. Por isso, a evolução do outsourcing nada mais é que um reflexo dessa necessidade de as empresas de se adaptarem às demandas em constante mudança do mercado. À medida que os negócios continuam sua jornada de transformação, a colaboração com parceiros confiáveis e gabaritados de serviços gerenciados se torna cada vez mais crucial para o sucesso a longo prazo.