Mendoza proporciona experiência hoteleira luxuosa em meio a vinhedos e paisagens exuberantes

Por ser uma região agrícola tranquila, na qual o vinho de qualidade é abundante, comer respirando os ares da Cordilheira dos Andes é quase uma necessidade.

177644222Comer respirando os ares da Cordilheira dos Andes é quase uma necessidade. (Foto: Divulgação)

Para a felicidade dos argentinos e turistas apaixonados pela Argentina, na edição deste ano da revista Time, que divulga uma lista anual com os 100 melhores destinos turísticos do mundo, a Província de Mendoza entrou nesta seleção exclusiva. A escolha é feita, desde 1923, por colaboradores e correspondentes da publicação, e concorrem inúmeras cidades, países e regiões de todos os continentes.

As oportunidades para conhecer a região que fica no lado leste da Cordilheira dos Andes são muitas. Conhecida mundialmente por sua produção de vinhos – principalmente os Malbecs – Mendoza possibilita que os visitantes tenham atrativos o ano todo. No entanto, a escolha da Time para a província argentina compor o The World’s Greatest Place of 2021 foi motivada, principalmente, pela sua excelência culinária ao ar livre, uma prática muito comum no destino.

Por ser uma região agrícola tranquila, na qual o vinho de qualidade é abundante, comer respirando os ares da Cordilheira dos Andes é quase uma necessidade. A revista destacou ainda o Casa de Uco Vineyards & Wine Resort, localizado no Vale do Uco, opção de hospedagem de luxo que possui seu próprio lago. A experiência é diferenciada e impressiona por proporcionar imersão nas vinícolas.

192952944É possível escolher entre uma das 19 habitações da propriedade principal. (Foto: Divulgação)

Paraíso dos vinhos

Com suas paisagens naturais, a proposta do hotel-vinícola Casa de Uco é ser a opção perfeita para quem deseja vivenciar todo o processo de produção de um vinho – desde a colheita, passando pela visita a uma vinícola boutique até a degustação de rótulos cuidadosamente selecionados pelo sommelier da casa – e ainda assim desfrutar de uma luxuosa acomodação.

É possível escolher entre uma das 19 habitações da propriedade principal – que se assemelha muito a uma casa e justifica o nome do hotel. Caso o hóspede queira ter mais privacidade, a escolha fica entre uma das três novas Vilas. Estas habitações possuem área de jantar com churrasqueira, sala de estar e pátio privativo.

177644217Durante toda a estada, uma experiência gastronômica local é proporcionada aos hóspedes. (Foto: Divulgação)

Gastronomia e lazer

Durante toda a estada, uma experiência gastronômica local é proporcionada aos hóspedes que têm acesso a um menu 100% inspirado no Vale do Uco. Para isso, são utilizados apenas ingredientes sazonais e orgânicos cultivados por fazendeiros locais. A experiência gourmet se estende também para um típico churrasco argentino, chamado de “asado” e realizado nos vinhedos ou na beira do lago.

Por fim, a pitada de aventura que a paisagem dos Andes instiga, fica por conta das diversas atividades que podem ser realizadas na propriedade, como arco e flecha, e pela região de reserva ecológica que circunda o hotel, como andar a cavalo, bicicleta ou a pé pelas montanhas e ainda desfrutar de um piquenique.

192956404

Casa de Uco possui a identidade do terroir. (Foto: Divulgação)

Vinhos

A adega do Casa de Uco possui a identidade do terroir em sua produção ganhadora de vários prêmios. O mais recente deles é o reconhecimento do vinho Casa de Uco Winemaker’s Special Edition como um dos melhores argentinos de 2018 pelo master em vinhos Tim Atkin. Mas, vale destacar também que os vinhos “El Salvaje Malbec” e “Casa de Uco Vineyard Selection Malbec” também foram premiados.

A combinação de uma altitude privilegiada de 1250 metros acima do nível do mar, um clima semidesértico com 330 dias de sol por ano, grande amplitude térmica, solos aluviais com excelente drenagem e o maior e mais puro aquífero da região – usado com muita parcimônia para irrigar as vinhas de Casa de Uco – resulta em condições ideais para a produção de vinho. Os vinhedos se estendem por 70 hectares onde são plantados principalmente uvas Malbec, mas também Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Petit Verdot, Cabernet Franc, Torrontes e Pinot Grigio.

Dentro da mesma propriedade existe a adega butique exclusiva, projetada para ter um design de vanguarda e alta tecnologia, além de profissionais reconhecidos da área, como é o caso de Alberto Antonini, que dedicou sua vida a desvendar os segredos do bom vinho e está desde o começo do empreendimento.

175339851
Habitações do Casa de Uco foram projetadas com um conceito sustentável. (Foto: Divulgação)

Meio ambiente

As habitações do Casa de Uco foram projetadas com um conceito sustentável. As construções apresentam um sistema ecológico híbrido, gerando calor de forma autônoma por meio de bombas e painéis movidos a energia solar. Práticas sustentáveis também são prioridades em todo o processo de produção do vinho para que o ecossistema natural do Vale do Uco seja preservado para as próximas gerações. Cerca de 20 hectares já possuem certificação orgânica, o que significa que pesticidas químicos não são utilizados e a fertilização é feita com compostos naturais.

Produção

Com 320 hectares de extensão, o Casa de Uco surgiu com um conceito inovador: oferece a possibilidade de os hóspedes adquirirem seus próprios vinhedos e assim produzirem seus vinhos de maneira personalizada.

181559911Casa de Uco surgiu com um conceito inovador. (Foto: Divulgação)

Diárias: A partir de US$ 450 (mínimo 1 diária) – consulta realizada para setembro em acomodação Cordón del Plata para duas pessoas. Inclui buffet de café da manhã, bebidas não alcoólicas e delicatessen do frigobar, visita à vinícola Casa de Uco, degustação de vinhos, acesso ao spa, passeios de bicicleta na vinícola, ciclismo, tiro com arco e quadra de tênis.

Localização: Rota 94 Km 14.5 M5560 Mendoza, Argentina

Como chegar: A partir do aeroporto Internacional de Mendoza pegue a Rota Nacional 40 ao sul até o departamento de Tunuyán (100 km aproximadamente). Então siga pela Rota 92 ao oeste em direção ao Manzano Histórico (25 km de Tunuyán). Depois é só seguir pela Rota 94 até chegar no hotel Casa de Uco.