Geração Z: o que aprender com eles e por que o mundo corporativo precisa deles

Não há ninguém mais preparado do que a Geração Z para os próximos anos. O desafio é parar de pensar em como incluí-los no sistema.

 

Patricia Pomies, COO da GlobantPatricia Pomies, COO da Globant. (Foto: Divulgação)

Durante muitos anos falou-se em “empresas do século XXI” como forma de pensar o futuro, mas ainda não sabemos realmente do que se trata. O que podemos afirmar é que nestes primeiros 24 anos, a habilidade mais necessária é a adaptabilidade à mudança.

Quem pode ser melhor do que a geração que nasceu com smartphone, que passou por uma pandemia inesperada e agora faz experiências com inteligência artificial no mesmo ritmo das grandes empresas?

Não há ninguém mais preparado do que a Geração Z para os próximos anos. O desafio é parar de pensar em como incluí-los no sistema e, em vez disso, construir organizações mais alinhadas com seus valores para que se tornem porta-estandartes do sucesso.

Considerando que o universo corporativo se mantém sempre em constante mudança, há algo inegociável: a atitude de estar em ‘Beta’ continuamente. Esta mesma filosofia foi adotada por muitos líderes visionários de hoje, de Marc Benioff a Jensen Huang, que incentivam consistentemente as suas equipes a permanecerem no modo iniciante. Assim, as organizações também devem adotá-lo em escala global, buscando inovação, adaptando-se e criando novos cenários.

No próximo ano, a Geração Z, aqueles nascidos depois de 1997, representará 27% da força de trabalho e, em 2030, juntamente com os millennials, representarão 58%, de acordo com o Fórum Económico Mundial.

Frequentemente analisada com perplexidade à distância relacionada à idade, sem realmente compreendê-la, na Geração Z há algo que os define e explica muito do seu comportamento: são criativos, ágeis e muito exigentes tanto no que consomem como no local onde trabalham.

Nada importa para eles e isso lhes valeu o apelido de “geração de vidro”. São mais sensíveis aos detalhes e não toleram arbitrariedades. A revolução, longe de ser uma ameaça, é mais uma etapa no progresso das organizações. O desafio é adaptar-se, atraí-los e alcançar novos avanços.

A predisposição da Geração Z para mudar de emprego é frequentemente questionada como se fosse um aspecto negativo. O Índice de Confiança da Força de Trabalho 2022 do Linkedin indicou que eles têm metas altas: 80% procuram um emprego alinhado com seus interesses e valores – contra 47% dos baby boomers – e 61% buscam crescer ou ter mais responsabilidades – contra 36 % dos baby boomers.

Estamos perante uma força de trabalho mais exigente, que não está disposta a aceitar tudo por si só e que não tem medo da mudança. Eles querem aprender, sentir-se parte e encontrar motivação. O erro seria pensar que isso é um problema das organizações. Pelo contrário, a geração Z quer participar de espaços que a representem por um mundo melhor. As empresas devem trabalhar no seu propósito, nos planos de carreira e nos valores que representam o restante da sociedade.

Segundo estudo do portal de empregos Monster, 83% acreditam que o compromisso de uma organização com políticas de inclusão, diversidade e equidade é importante na escolha de um emprego. O mercado de talentos é global e a Geração Z não reconhece fronteiras. Eles estão dispostos a trabalhar para os Estados Unidos, a Alemanha ou a Singapura se a oferta for adequada.

O problema, vale a pena repetir, não é com a Geração Z. Eles já deixaram clara a sua adaptabilidade e ambições. Cabe agora às empresas aprender com eles e abraçar a mudança para ter sucesso no mercado de trabalho.