Fernando Yunes: 'Nossa missão de democratizar o comércio eletrônico passa diretamente pela logística e por oferecer entrega rápida'

Vice-presidente Sênior e Líder do Mercado Livre no país detalha como a companhia aposta na Cultura da Inovação como estratégia de expansão com mais de 84 milhões.

Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do mercado livre no país, faz um panorama sobre o potencial das várias frentes de operação. (Foto: Claudio Gatti)

Com mais 84 milhões de usuários ativos, sendo mais de 10 milhões de vendedores únicos, incluindo grandes marcas, e um alcance de 35 vendas por segundo, o Mercado Livre destaca-se por ser o maior e mais completo marketplace da América Latina. Adicionado a este nicho, conta ainda com o Mercado Pago, banco digital da empresa, que concentra mais de 38 milhões de usuários ativos e oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento, investimentos e crédito.

Nesta entrevista, Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do mercado livre no país, faz um panorama sobre o potencial das várias frentes de operação no mercado brasileiro.

Revista Fórum: Já podemos considerar o e-commerce brasileiro como uma referência global?

Fernando Yunes: Vejo o mercado nacional atuando com bastante inovação, excelência e no caminho para ser uma referência global. O nosso varejo oferece aos clientes prazos de entrega extremamente rápidos, uma linha com os melhores leadtimes do mundo, com um sortimento muito amplo e preços muito atrativos. Além de ser muito competitivo, de alta complexidade e com um dos maiores e mais constantes ritmos de crescimento de todo o mundo. Nos últimos anos, o e-commerce no Brasil dobrou sua penetração no varejo total, chegando a 14%. O consumidor deste mercado é um cliente que faz questão de bons preços e de ser muito bem atendido.

Qual foi seu maior desafio nesses últimos três anos ao assumir a liderança da empresa?

A missão de coordenar a operação no Brasil é um desafio instigante. Manter rodando um ecossistema que envolve mais de 70 milhões de compradores únicos, 10 milhões de vendedores parceiros e mais de 400 milhões de produtos anunciados é uma experiência única. Nossos principais desafios foram priorizar os projetos que iríamos ou não fazer, mantendo o crescimento acelerado e preservando a rentabilidade, sem deixar de manter nossa cultura em uma empresa em rápido crescimento, que saiu de 2,5 mil funcionários para 16 mil no Brasil.

ML (Divulgação)Presente em seis países da América Latina, o Mercado Livre pretende superar a marca de 21 mil profissionais diretos, com previsão de contratação de mais 13 mil trabalhadores. (Foto: Divulgação)

O que mudou no relacionamento com o consumidor digital?

Com os investimentos do Mercado Livre ao longo dos anos, nossos consumidores podem acessar um grande sortimento de produtos e a comodidade de uma entrega rápida, muitas vezes sem custo, no endereço mais conveniente, sem sair de casa. Além de encontrar a integração de um ecossistema completo, tanto para compradores como para vendedores, com serviços e ferramentas que facilitam a jornada de compra. Portanto, temos a experiência de compra online no hábito do brasileiro e vislumbramos um crescimento das vendas no online, com marcas ampliando a sua capilaridade ao entrarem em nossa plataforma.

Vale destacar que somos uma empresa de tecnologia nativa digital e buscamos sempre proporcionar a melhor experiência aos nossos usuários. Ao longo de mais de 23 anos, unimos o melhor do mundo digital com as possibilidades do mundo físico para que a jornada de compra e venda de nossos usuários seja a mais satisfatória possível. O cliente quer receber em casa, no menor prazo possível.

Quais serão os investimentos do Mercado Livre em CX para 2023?


Investimos fortemente em tecnologia e logística e com nossas machines learnings conseguimos prever vendas futuras de cada item, garantindo que o produto escolhido esteja no centro de distribuição mais próximo da residência do comprador, para uma entrega cada vez mais rápida. E, mais, prever quando a entrega chegará em cada endereço. Obtemos mais de 200 mil previsões por minuto.

Desta forma, nossos usuários sabem quando irão receber suas compras e que estas chegarão no prazo. Nos valemos da Inteligência Artificial para a gestão de dados e melhora da experiência de compra dos clientes, ampliando também os resultados e a satisfação dos vendedores da plataforma. Essa tecnologia possibilita categorizar produtos, moderar os conteúdos dos itens ofertados pelos vendedores, calcular o custo e o prazo de entrega, autenticar a avaliação dos vendedores e recomendar produtos associados a pesquisas, interesses e compras dos clientes.

Essas funcionalidades, presentes em todo o processo de compra e venda, contribuem para a fidelização e retenção dos clientes e vendedores da plataforma. Nós analisamos diariamente as múltiplas possibilidades dentro do nosso ecossistema para que funcionem em sinergia e melhorem essa experiência em um ciclo virtuoso. Por esse motivo, nossos clientes estão sempre em primeiro lugar na hora de planejar qualquer coisa para criar encantamento.

A empresa investiu em novos centros de distribuição e no processo de entrega e logística. Como o Mercado Livre se prepara para continuar enfrentando a concorrência?

Nossa missão de democratizar o comércio eletrônico passa diretamente pela logística e por oferecer uma entrega rápida não apenas nos grandes centros, mas para todo o Brasil. Atualmente, 95% das nossas entregas já passam pela logística própria e mais de 40% por nossos Fullfilment Centers. Isso garante prazos muito rápidos de entrega chegando a +50% dos produtos vendidos em Full entregues em até 1 dia, e 80% em até 2 dias.

Com uma penetração cada vez maior do e-commerce, quais as perspectivas de crescimento do Mercado Livre e qual o potencial para o setor como um todo?

A penetração do e-commerce no Brasil ainda é 14% contra +25% nos EUA e +40% na China, segundo algumas pesquisas. Ainda tem muito espaço para o on-line crescer, e o Mercado Livre ainda tem bastante espaço para ganho de market share. Nos preparamos e proporcionamos apoio aos nossos vendedores, que podem aproveitar os recursos e ferramentas de nosso ecossistema com Mercado Envios, Mercado Ads, Mercado Pago e Mercado Shops. Na outra ponta, desenvolvemos e aprimoramos produtos e serviços tendo a experiência do usuário no centro do nosso negócio. Perseguimos a excelência na experiência de compra e venda, e isso envolve não só a entrega mais rápida em todo o país, como também a expansão de categorias para seguir oferecendo o melhor sortimento e o aprimoramento da segurança ao consumidor com o Compra Garantida, por exemplo – programa que garante a devolução do dinheiro caso mude de ideia ou tenha recebido algo diferente do que comprou, dentro do prazo de 30 dias.

O futuro do CX é um ponto crucial para o qual já olhamos e vamos nos aprimorar ainda mais em 2023, tendo em vista nosso DNA de inovação. E esse futuro depende da combinação entre inteligência artificial e o cuidado humano. Também focaremos na segmentação dos usuários classificados como early adopters, permitindo escalar o uso da tecnologia a partir destes usuários que não só usam como preferem a tecnologia em diferentes processos do relacionamento com as empresas e marcas que consome. E, por fim, seguiremos investindo em inovações que contribuam com a forma que nossos usuários compram, vendem, pagam, cobram e investem, atentos àquilo que solucione as necessidades da operação.

Fernando Yunes_02Executivo fala sobre o espaço preenchido e a fatia do setor varjista na economia brasileira. (Foto: Divulgação)

Quais as habilidades comportamentais você considera essenciais para liderar um negócio tão grande como o Mercado Livre?

Em um mercado tão complexo e desafiador como o brasileiro, capacidade de estar próximo, escutar muito e inspirar os times a trabalharem no seu potencial máximo, assim como ter flexibilidade para ajustes de rotas, criar ambiente de confiança, transparência, inovação e tomada de risco são habilidades que busco aprimorar no meu dia a dia e acredito que são bons guias para liderar um negócio da magnitude do Mercado Livre.