Movimento 'Todos à Mesa', do Ifood, cresce e busca mais empresas para combater a fome

Coalizão começa 2023 com 22 empresas; movimento já redistribuiu 7 mil toneladas de alimentos para 2,8 milhões de pessoas.

André Borges, head de sustentabilidade do iFood_divulgaçãoAndré Borges, head de sustentabilidade do iFood. (Foto: Divulgação)

Quando foi lançado, em outubro de 2021, o movimento Todos à Mesa tinha cinco integrantes. Pouco mais de um ano depois, a primeira coalizão brasileira de empresas e organizações para combater a fome e o desperdício de alimentos conta com 22 parceiros —e busca mais aliados para redistribuir comida a quem mais precisa.

“Optamos por começar com indústria e mercados porque o alimento está mais fácil de manusear”, explica André Borges, head de sustentabilidade do iFood. “Quisemos fortalecer nossa relação logística e a cadeia de suporte para começar a discutir sobre como levar essa pauta para os restaurantes.”

Ele explica que, como o iFood é uma plataforma que trabalha com alimentação, tem o papel fundamental de promover conexões. “Essa é a entrega mais relevante que temos hoje: falar com diversos atores e colocar todo mundo na mesma mesa para discutir problemas e soluções”, sintetiza.

Essa inteligência coletiva é considerada fundamental para o combate à fome no Brasil, reforça Alcione Silva, fundadora e CEO da Connecting Food, negócio social que coordena a redistribuição de alimentos doados no Todos à Mesa.

“Grandes problemas sistêmicos e humanitários do mundo só serão resolvidos se nós nos unirmos: governos, empresas privadas, organizações sociais, grandes associações”, afirmou no evento.