Lojistas já se preparam para vendas de Dia dos Pais

A data é considerada uma das melhores do ano para o comércio em relação às vendas on-line. Especialista alerta às marcas ficarem atentas à logística e valor de frete.

Dados do IBGE mostram segmento varejista com quarta alta consecutiva (Foto: Pixabay)

O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante para o comércio varejista brasileiro e fica atrás apenas do Natal, do Dia das Mães e do Dia dos Namorados. Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o varejo teve alta por quatro meses consecutivos neste ano, o que aumenta as expectativas para a data. Porém, os lojistas precisam estar atentos e se programar para a logística exigida. 

O indicador Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de junho cresceu 5,1%. E no ano o crescimento foi de 24,4%. Foi a maior pontuação (122,4) desde março de 2020. Este índice é medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

Mesmo sem pesquisas apontando a intenção de compra para o Dia dos Pais deste ano, as datas anteriores deixam os comerciantes otimistas. O Dia dos Namorados registrou crescimento de 115% no varejo online, comparado ao mesmo período de 2021. 

Para o Dia dos Pais, a pesquisa feita pela CNDL/SPC Brasil, apontava um ticket médio de R$ 207,52 no ano passado. Considerando o aumento registrado no Dia dos Namorados de 2022, a expectativa de gasto para a data de agosto pode chegar a R$ 249,02. 

Desafios enfrentados pela logística 

Os lojistas enfrentam inúmeros desafios este ano, como a alta do dólar, do barril de petróleo e da inflação e a escassez de produtos ou matérias-primas. Além disso, ainda ocorrem novos lockdowns na China para conter a disseminação do Covid-19. 

Muitas empresas têm apostado em sistemas de gestão para driblar estes desafios. A empresa Hiper Têxtil adotou um software para melhorar sua gestão de fretes com as soluções do DATAFRETE. A empresa conseguiu gerar uma economia de 15% com os custos de contratação de fretes e obteve ganhos de 66% em produtividade nos processos logísticos internos. 

A solução escolhida possui diferentes módulos que atendem a operação de transporte da empresa. O módulo de Gestão de entregas é um deles. Ele unifica todos os parceiros logísticos na plataforma, facilitando o monitoramento das entregas e permitindo à empresa atuar preventivamente nas demandas críticas. O resultado obtido é um alto índice de satisfação dos clientes e uma redução expressiva no SAC.

Outro ponto que trouxe uma economia significativa é a automatização na cotação de fretes. Além de estar integrado ao sistema de gestão da empresa, integrou também as suas plataformas virtuais de venda. Nesta solução, a empresa pode diversificar os parceiros logísticos e escalar sua abrangência de mercado.