10º Fórum LIDE do Varejo e Marketing: Transformação digital revoluciona o varejo e muda o perfil do consumidor

A criação de novas plataformas de vendas e a humanização do atendimento ao consumidor foram alguns dos assuntos abordados durante o evento, que reuniu grandes lideranças.

02194320-607e-453c-937e-7c6dd0b6458cVencedores do Prêmio Lide do Varejo e Marketing 2022. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

O último dia de atividades do 10º Fórum LIDE do Varejo e Marketing reuniu os principais líderes empresariais para palestras e debates sobre “O consumo e varejo impactados pela transformação digital transversal”.

Os reflexos da evolução tecnológica, a criação de novas plataformas de vendas e a humanização do atendimento ao consumidor foram alguns dos assuntos abordados durante o evento. As empresas que tiveram  bom desempenho e contribuíram para o crescimento da economia nacional foram reconhecidas no Prêmio Lide do Varejo e Marketing 2022.

imagem_2022-03-19_113842
Elio França e Silva, diretor-executivo da Riachuelo, foi vencedor do Prêmio LIDE do Varejo e Marketing 2022, na categoria Comunicação Promocional do Varejo. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

Um dos primeiros tópicos abordados foi a importância da “cultura de valor” nas empresas, com Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, falando sobre o mais recente projeto desenvolvido pela empresa em parceria com a ONG Gerando Falcões.

No segundo dia do evento, foram realizados dois painéis de debates falando sobre as transformações nos perfis de consumidores que estão cada vez mais conectados ao universo “figital” e mais interessados nos propósitos das empresas com as quais se relacionam por diferentes canais.

Rampini 3
LIDE Talks promoveu roda de conversas com lideranças, destacando a transformação do segmento varejista com o surgimento do modelo “figital”. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

Os participantes também puderam compartilhar conhecimento no LIDE Talks, rodas de conversas com especialistas para estabelecer um diálogo construtivo e de forma coletiva, para o estímulo às trocas de ideias, às novas soluções e aos negócios potenciais do setor. A transformação com o surgimento do modelo “figital”, os impactos do 5G no varejo e consumo e a importância da parceria entre indústria e varejo foram alguns dos assuntos debatidos.

“A transformação digital, precipitada pela expansão tecnológica, ressaltou a importância da competitividade nos negócios, melhorando o portfólio e ampliando a oferta de novos produtos e serviços, colocando tudo, absolutamente tudo, ao alcance de um simples clique. Se isso trouxe fôlego ao omniconsumidor, o epicentro de todo esse processo transformacional também revolucionou o varejo, que passou a ser um personagem que ouve, conversa, interage, entende de forma constante e permanente com esse consumidor figital e independente”, destacou Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa EcoSystem e presidente do LIDE Comércio, ao ler uma carta aberta ao público.

O evento é promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, com curadoria de Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa EcoSystem e presidente do LIDE Comércio, e Marcos Quintela, CEO e Sócio da VMLY&R Group no Brasil e presidente do LIDE Comunicação. Acesse o conteúdo da carta de fechamento do 10º Fórum LIDE do Varejo e Marketing.

Homenagem especial e Prêmio LIDE do Varejo e Marketing 2022

Nesta edição, a homenagem especial foi para o Chairman TBWA Brasil e Presidente do CENP, Luiz Lara. Já na premiação foram reconhecidas empresas que contribuíram para o crescimento da economia nacional.

Rampini 60
Luiz Lara, Chairman TBWA Brasil e Presidente do CENP, foi o homenageado especial da noite. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

Conheça os vencedores:

Comunicação e Marketing do Varejo: Grupo Boticário
Comunicação Promocional do Varejo: Riachuelo
Consumo Consciente: Casa Reviva
Experiência do Consumidor: Havaianas
Inovação em Marketing: Tiktok
Logística no Varejo: Carrefour
Marketing de Conteúdo: Avon
Marketing de Produtos: Beats – Ambev
Marketing Financeiro: C6

imagem_2022-03-19_233536
Tik Tok, Grupo Boticário, Casa Reviva, foram alguns dos ganhadores do Prêmio LIDE do Varejo e Marketing 2022. (Foto: Kazuo Kajihara/LIDE)

O 10º Fórum LIDE de Varejo e Marketing tem patrocínio da Verzani & Sandrini, colaboração de Acordo Certo, Carrefour, Dito CRM, Kallas Mídia OOH, Neogrid, Pagseguro, Siqual, Telhanorte; participação especial de ClearSale, Eletromídia, Insider, Levee; Apoio de Linx, Magazine Luiza, Vtex; e participação especial de ClearSale, Eletromídia, Insider e Levee. Ambev, Flex Interativa, Cachaça Unna, CDI, Caruso, Compactor, Italac, Grupo Antilhas, Mais Pura, Nanica, 3 Corações são os fornecedores oficiais. Entre os mídia partners, estão Atmo Digital, Band Litoral/TV Thati, Estadão, Grupo Tribuna, Jovem Pan Santos, Propmark, Record TV Litoral e Vale, SBT VTV, Sistema Costa Norte, TV Cultura Litoral, UOL.

Sobre o LIDE

Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. Presente em cinco continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação, o grupo conta com unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.