Pesquisa aponta que 54% das empresas devem utilizar inteligência artificial na comunicação este ano

ChatGPT é a ferramenta de inteligência artificial generativa (GenAI) mais utilizada (77%) pelas empresas participantes que já tem a tecnologia adotada e vem sendo utilizada pela área de Comunicação.

canvaChatGPT é a ferramenta de inteligência artificial generativa (GenAI) mais utilizada (77%) pelas empresas participantes que já tem a tecnologia adotada e vem sendo utilizada pela área de Comunicação. (Foto: Canva)

Em sua quinta edição, o estudo “Tendências da Comunicação Organizacional”, realizado pela Aberje, detectou que o uso da inteligência artificial já é uma realidade na comunicação de grande parte das empresas. Entre os participantes, 54% das organizações responderam que devem se utilizar de algum tipo de inteligência artificial em 2024, sendo que 36% já estão utilizando e 18% pretendem utilizar a partir desse ano. Participaram do estudo 161 empresas, entre associadas e não associadas à Aberje, localizadas nas diversas regiões do país, de todos os portes e que representam quase todos os segmentos da economia.

O ChatGPT é a ferramenta de inteligência artificial generativa (GenAI) mais utilizada (77%) pelas empresas participantes que já tem a tecnologia adotada e vem sendo utilizada pela área de Comunicação. Em seguida, são utilizadas pelas empresas o Grammarly (19%) e o Copy AI (19%).

“A produção de textos (73%) e geração de insights (59%) são as principais finalidades na utilização da inteligência artificial pela área de comunicação. Em um primeiro momento, essa utilização se dará, predominantemente, através da incorporação gratuita dos apps de inteligência artificial, cuja preferência na maioria das empresas é pelo ChatGPT”, diz Carlos Ramello, coordenador da pesquisa da Aberje.

Entre os respondentes, apenas 8% não têm nenhuma inovação tecnológica sendo utilizada pela área de comunicação. Entre as 92% de organizações participantes, cujas áreas de comunicação têm utilizado inovações tecnológicas, 54% utilizam plataforma de comunicação Interna; 51% utilizam redes sociais corporativas; 45% utilizam aplicativos (app) para dispositivos móveis e 39% utilizam a comunicação em nuvem.

Ainda sobre as inovações tecnológicas utilizadas, em menor medida de utilização temos: 36% que utilizam ferramentas de videoconferência avançadas; 31% usam chatbot; 22% utilizam ferramentas de análise de dados e 16% utilizam Inteligência artificial generativa, sendo que o chat GPT é o mais utilizado (77%), conforme mencionado anteriormente.

Para as videoconferências avançadas, o Microsoft Teams (84%) é a ferramenta mais utilizada pelas empresas participantes que já tem a tecnologia adotada e vem sendo utilizada pela área de Comunicação (36%). Em seguida, são utilizadas pelas empresas o Zoom (26%) e o Google Meet (24%). Em relação às ferramentas de rede social corporativa que vêm sendo utilizadas pela área de comunicação de 51% das empresas, destacam-se o Yammer (39%) seguido do extinto Workplace by Facebook (31%).