Amil lidera transformação digital da saúde e consolida telemedicina no Brasil

Serviço inovador remoto acumula 727 mil atendimentos desde o início da pandemia; mais 3,3 milhões de clientes foram beneficiados com novo recurso.

thumbnailServiço inovador remoto acumula 727 mil atendimentos. (Foto: Reprodução)

O isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) acelerou a consolidação da telemedicina no Brasil. A Amil, principal operadora de plano de saúde do país, implementou em tempo recorde o serviço aos mais de 3,3 milhões de clientes, que passaram a utilizá-lo além da emergência.

Foram mais de 727 mil atendimentos desde o início da pandemia. Os números são positivos e comprovam que a Telemedicina Amil foi prontamente aceita pelos pacientes, que também começaram a marcar consultas de rotina no atendimento remoto, que mantém o mesmo padrão de qualidade do presencial.

A transformação no atendimento médico digital na Amil começou em 2019 a partir de um projeto-piloto para um grupo de clientes, visando qualificar o serviço. A publicação da portaria 467/2020, do Ministério da Saúde, permitiu que fosse ampliado para todos os usuários e o retorno foi constatado imediatamente.

Nove em cada dez pacientes-usuários do plano Amil aprovaram a telemedicina e a implementaram na sua rotina durante esse período. As altas taxas de utilização, mesmo após o abrandamento dos protocolos de isolamento no país, reforçam que o atendimento remoto tornou-se um serviço essencial no dia a dia dos clientes.

Segundo o diretor-médico da Amil, Fernando J. Pedro, além da tecnologia, o treinamento dos profissionais e o cuidado com o bem-estar do paciente são fundamentais. "Trabalhamos bastante no treinamento da equipe assistencial, tanto do ponto de vista técnico quanto do comportamental pois buscamos o máximo de qualidade e segurança aos pacientes".

Para garantir o bom atendimento a partir do aplicativo do beneficiário, a companhia desenvolveu protocolos de segurança e privacidade do paciente e ainda selecionou profissionais especialistas em respectivas áreas, que têm certificação digital, permitindo que façam prescrição de medicamentos quando necessário.

"Selecionamos médicos de atenção primária que já estavam acostumados com o sistema de saúde e desde o início do projeto compartilhamos experiências para garantir o atendimento de qualidade e a segurança do paciente. Com relação ao retorno dos pacientes, a aceitação tem sido excelente", explicou Fernando J. Pedro.

No caso de doenças crônicas, em que a manutenção do tratamento é fundamental, o médico explica que o serviço tem garantido o acompanhamento dos pacientes, renovação de receitas e o esclarecimento de dúvidas. Nulvio, Diretor do Sistema de saúde da Amil, ressalta como a transição rápida para a telemedicina nas consultas permitiu manter o bom atendimento.

"A telemedicina foi muito bem aceita, sendo que muitos tem optado por essa modalidade para continuidade de seus tratamentos. Ela tem demonstrado ser uma ferramenta importante para o nosso sistema de saúde, mas deve sempre ser utilizada com diligencia já que não substitui o encontro presencial quando necessário um exame mais detalhado. Acredito que é muito importante que possamos oferecer mais essa opção para que nossos pacientes tenham a flexibilidade de escolher onde e quando querem que a consulta seja realizada", conclui Nulvio.

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