Osten Group vai além do mercado automotivo premium e alcança a marca de R$ 1 bilhão de faturamento consolidado
Plano estratégico prevê instalação de eletropostos e geração fotovoltaica, além da expansão da rede de concessionárias.
Jorge Neto: o reposicionamento reflete a atuação de um grupo preparado para assessorar o cliente inclusive com novos serviços e soluções que o atendam em toda a sua jornada pessoal e profissional. (Foto: Divulgação)
No ano em que registra um crescimento de 30% e alcança a marca de R$ 1 bilhão de faturamento consolidado, a Osten Group – um dos principais grupos automotivos do mercado premium – apresenta o novo posicionamento para mostrar que sua atuação em negócios hoje vai muito além da comercialização de veículos premium, e abrange a área de mobilidade, eletrificação, seguros, serviços, inovação e aceleração de startups.
“A Osten é muito mais que automóveis, é um grupo integrado e focado na individualidade e na liberdade de escolha do cliente. E isso significa oferecer a ele serviços que vão além da comercialização de veículos premium”, afirma Jorge Yamaniski Neto, diretor da Osten Group. Ele ressalta que o novo slogan – Go your way – reflete a atuação de um grupo preparado para assessorar o cliente inclusive com novos serviços e soluções que o atendam em toda a sua jornada pessoal e profissional.
A instalação de infraestrutura de abastecimento dos carros elétricos e também a geração própria de energia renovável é parte dessa estratégia, que tem a sustentabilidade como um dos seis valores da empresa. O superintendente da Osten Group, Jorge Yamaniski Filho, conta que a previsão é reforçar o investimento nessa área em 2024 e 2025 para instalar eletropostos que atendam não apenas os clientes da empresa, mas consumidores de todas as marcas.
O projeto representa um importante avanço em relação aos pontos de abastecimento de carros elétricos oferecidos hoje em parceria com a BMW, que já somam 41 em diversas localidades do Estado de São Paulo.
Com o objetivo de imprimir sustentabilidade à sua expansão, a Osten Group também investirá em um parque solar, além de vir instalando placas fotovoltaicas em suas lojas. “Queremos que a energia renovável possa abastecer nossos clientes dentro do possível”, afirma o superintendente do grupo, ao lembrar que a falta de infraestrutura de recarga limita o crescimento dos elétricos no Brasil, na contramão dos planos das montadoras.
As vendas de veículos elétricos da BYD, por exemplo, ganham cada vez mais mercado e deverão impulsionar o grupo para um crescimento superior a 50% em 2024. Para dar sustentação ao maior volume comercializado, a divisão Osten Motors – nova denominação da operação de concessionárias – estuda também a abertura de um ou dois novos centros de recepção e preparação de veículos, além das duas novas lojas a serem inauguradas até janeiro em São Paulo e em Santos e do projeto de eletrificação.
“Oferecer serviços que atendam às diversas necessidades de mobilidade é parte do nosso posicionamento de atender à liberdade de escolha do cliente. Trabalhamos para dar segurança em todos os momentos da vida dele, buscando inovar sempre, para desvendar novos caminhos e levar as pessoas cada vez mais longe”, afirma Yamaniski Neto, diretor da Osten Group.
Nesse caminho, o negócio de locação de veículos por assinatura ou aplicativo, na divisão Osten GO, é outra frente de expansão. Em 2023, o faturamento com locação aumentou 30%, o dobro dos 15% previstos.
O diretor da Osten Group explica que o novo conceito se traduz na possibilidade de conectar o cliente a experiências extraordinárias. “A ideia consiste em oferecer soluções de mobilidade para transformar a rotina das pessoas, provocando a experimentação do que existe de mais sofisticado, mas também a última palavra em tecnologia, inovação e foco em sustentabilidade, com opções de assinatura, compartilhamento e gestão terceirizada de frotas corporativas”, ressalta o executivo.
Na Osten Motors, o conceito Go your way transcende a condução de um veículo premium. “Por meio de nossa rede de concessionárias, oferecemos uma variedade de escolhas sofisticadas, representadas pelas marcas BMW, BYD, Chrysler, Dodge, Jaguar, Jeep, Land Rover, RAM, BMW Motorrad e Triumph. Cada concessionária proporciona uma experiência diferenciada e única ao apresentar ao cliente opções que se encaixam em seu perfil e estilo de vida”, explica o diretor da Osten Group.
Yamaniski Neto afirma que ‘Go your way’ também quer dizer proteção personalizada. “Os produtos e serviços da Osten Seguros entregam a segurança que os nossos clientes buscam para proteger as suas conquistas. Temos produtos que cobrem de forma abrangente o segmento automotivo premium e oferecemos soluções de proteção formatadas para atender o estilo exclusivo dos nossos clientes em todos os aspectos, seja na vida pessoal ou em sua atividade profissional.”
No mundo dos negócios, o conceito ‘Go your way’ se aplica à Osten Moove, braço de inovação e de aceleração da Osten Group.
“Estamos ajudando nossos clientes a impulsionarem seus negócios com tecnologia, investimentos, expertise. Como parceiros estratégicos, queremos abrir a janela para que negócios inovadores possam ultrapassar os obstáculos e alcançar novas fronteiras, ao promover um ambiente propício para a inovação e crescimento”, completa o diretor da Osten Group.