André de Angelo, da Acciona: 'Precisamos das PPP's para avançar projetos como a Linha 6-Laranja de metrô'

Autoridades e empresários destacaram o transporte sobre trilhos como solução para o futuro da mobilidade, em evento em São Paulo.

WhatsApp Image 2024-08-01 at 11.54.13 (1)André de Angelo, diretor da Acciona. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

Os sistemas da mobilidade pública, os entraves logísticos e as perspectivas para o transporte sobre trilhos nortearam a pauta do Seminário LIDE | Transportes e Mobilidade, realizado na manhã desta quinta-feira (1), na CASA LIDE, em São Paulo. Com curadoria de Rodrigo Vilaça, presidente do LIDE Transportes, o evento reuniu autoridades, lideranças e empresários.

WhatsApp Image 2024-08-01 at 11.54.13Rodrigo Vilaça, presidente do LIDE Transportes. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

Presidente da ANPTrilhos e vice-presidente da América Latina da União Internacional de Ferrovias - UIC, Joubert Flores apontou a necessidade de mudança em relação aos poucos investimentos federais na mobilidade urbana. "A falta de mobilidade estimula que as pessoas tenham carros, muitas vezes antigos e poluentes. Além disso, faz com que a população pague mais impostos".

WhatsApp Image 2024-08-01 at 12.00.39Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos e vice-presidente da América Latina da União Internacional de Ferrovias. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

André de Angelo, diretor da Acciona, destacou a importância do investimento da iniciativa privada para o avanço da mobilidade urbana.

"É preciso ter mais políticas públicas que estimulem o transporte sobre trilhos. Só com o investimento público isso nem sempre é possível, por isso precisamos das PPP para avançar em projetos como da Linha 6-Laranja de metrô". No ano passado, a Acciona recebeu prêmios pelo financiamento da nova linha, que segue em obras e tem previsão de começar a operar em São Paulo em 2026.

Para Sandra Holanda, ex-secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, as questões de mobilidade se tornaram uma dor nacional que independe de classe social. "Isso representa desperdício de tempo e queda de qualidade de vida. Falta planejamento, e não apenas um planejamento de 4 ou 8 anos. Precisamos pensar no longo prazo".

WhatsApp Image 2024-08-01 at 11.54.14Sandra Holanda, ex-secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

Presidente da Urucuia, coordenador do núcleo de Mobilidade Urbana do Insper e ex-secretário de Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda enfatizou os desafios do subsídio do transporte público. "Precisamos prosperar o transporte público porque essa é a única solução para as cidades".

Para Daniel Souza, consultor de operações comerciais da Marcopolo Rail, é preciso aproveitar oportunidades que contribuíram para o crescimento das cidades no passado. "Temos um estudo que aponta que o Brasil tem 15 mil quilômetros de ferrovias sem utilização ou subutilizadas, sendo 2 mil quilômetros só em São Paulo. As cidades nasceram ao longo da ferrovia e, hoje, boa parte delas está ociosa e disponível".

WhatsApp Image 2024-08-01 at 11.54.15Denis Andia, secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

Finalizando a manhã de debates sobre o setor, Denis Andia, secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, destacou o papel do Marco Legal do Transporte Público, que tramita no Senado.

"O projeto traz um novo olhar, mais amplo e mais profundo sobre a mobilidade. Ele contempla oportunidades novas para financiar operações e novas modelagens possíveis. Há décadas, vivemos um padrão de custo total dividido pelo número de usuários, mas essa conta não fecha mais. É fundamental termos segurança jurídica para atrair novos investidores e governança para uma visão mais clara dos próximos 30 anos".

WhatsApp Image 2024-08-01 at 11.54.20Autoridades e empresários destacaram o transporte sobre trilhos como solução para o futuro da mobilidade, em evento em São Paulo. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

O Seminário LIDE | Transportes e Mobilidade tem patrocínio da Acciona, da JSL e da Santos Brasil. Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Revista LIDE e TV LIDE são mídia partners. Os fornecedores oficiais são 3 Corações, Eccaplan, Natural One e Águas da Prata. Os operadores de tecnologia são Netglobe, RCE Digital, TCL Semp e The LED.