Gustavo Debs fala sobre rápidas transformações do mercado e necessidade de estratégias adaptáveis durante o primeiro encontro do ano do LIDE Ribeirão Preto
O VP de internacionalização da ZUP compartilhou sua trajetória e experiências em evento exclusivo para filiados da organização na última quarta-feira, 24 de janeiro.
Gustavo Debs, VP de internacionalização da ZUP, compartilhou sua trajetória e experiências em evento exclusivo para filiados do LIDE Ribeirão Preto. (Foto: Divulgação)
Visando impulsionar grandes líderes, o LIDE Ribeirão Preto em parceria com o LIDE Futuro e LIDE Mulher, deu início aos encontros de 2024 com um bate-papo exclusivo com Gustavo Debs, sócio-fundador e VP de internacionalização da ZUP – empresa desenvolvedora de produtos digitais com foco em estratégias e soluções para clientes.
Considerada a maior empregadora do segmento no país, com atualmente mais de 3,2 mil funcionários, a empresa foi adquirida pelo Itaú em 2019 por montante superior a meio bilhão de reais. Em sua trajetória, estão marcas como Natura, Vivo, Algar e Serasa.
Durante o encontro com os filiados do LIDE Ribeirão Preto, o empreendedor compartilhou detalhes dos principais desafios e aprendizados obtidos em sua trajetória, trazendo vários insights essenciais sobre temas como tecnologia, inovação, empreendedorismo e cultura organizacional.
Segundo dados apresentados por Gustavo Debs, o tempo de vida das empresas caiu de 61 para 17 anos e 52% das empresas S&P 500 - índice que reúne as maiores empresas de capital aberto dos Estados Unidos - desapareceram nos últimos 10 anos. “Esse cenário mostra que está cada vez mais imediato a necessidade das empresas começarem a transformação dos seus negócios, pressionadas pela velocidade das mudanças provocadas pela revolução digital”, comenta o empresário.
De acordo com Debs, hoje não há mais espaço para diferencial competitivo. O que existem são janelas de oportunidades e a inteligência artificial figura como protagonista. “Apesar ainda de ser um tema que nos assusta, dificilmente uma área não será impactada pela ferramenta. Com certeza será um grande impacto que teremos que nos adaptar e colocar em prática nosso poder de inovar e ser disruptivo”.
Outro destaque do bate-papo foi a abordagem da rapidez de prototipação de soluções e a ida a campo pra entender as dores e necessidades dos clientes e mercado. ”O principal problema está no comportamento dos líderes e empreendedores que ainda não têm a capacidade de tomar decisões baseadas em dados e ouvir seu cliente final. Ideia sozinha não vale nada, ela precisa ser testada no mundo real. Se você tiver a oportunidade de validá-la antes da execução do negócio com certeza ajudará a não ‘falhar’. Teste rápido e falhe rápido”, comenta o executivo.
Gustavo Debs foi recebido por Gabriel Cruz, head do LIDE Futuro e Fábio Fernandes, presidente do LIDE Ribeirão Preto. (Foto: Divulgação)
Fábio Fernandes, presidente do LIDE Ribeirão Preto, agradeceu a presença do empresário e destacou a importância de promover encontros com grandes líderes. “Debs tem um conhecimento incrível e, mesmo tão jovem, nos deu uma aula sobre tecnologia, inovação e gestão. Essa é a proposta do LIDE agregar informações e novas ideias para os nossos filiados”, ressalta Fernandes.
Para Gabriel Cruz, Head do LIDE Futuro, o encontro foi de muita troca e networking. “Buscamos oferecer novos aprendizados aos nossos filiados, além de conexões e negócios. A presença do Gustavo foi essencial, ele trouxe pontos importantes sobre o mercado que são estratégicos para as empresas”, reforçou Cruz.