Jorge Yamaniski, da Osten: ‘A eletrificação não é o futuro, ela já é uma realidade’

Em expansão no segmento automotivo premium, grupo aposta no aumento da demanda por carros elétricos.

Jorge Yamaniski filhoJorge Yamaniski Neto, diretor geral da Osten Group. (Foto: Divulgação)

A vontade de investir em novos negócios parece fazer parte do DNA do CEO da Osten Group, Jorge Yamaniski Neto. Há 40 anos, foram seus avós quem deram os primeiros passos no empreendedorismo, com a criação da Hiroshima, empresa de vendas por catálogo que segue até hoje no mercado e conta com mais de 300 mil revendedoras pelo país. Foi a primeira empresa familiar que viabilizou, também, o nascimento de todo o grupo automotivo que cresce cerca de 25% e deve atingir o faturamento de R$ 1 bilhão este ano.

A Osten Group, que surgiu como uma concessionária BMW, já tem mais de 10 unidades espalhadas pelo estado de São Paulo e inclui em seu portfólio marcas como Jaguar e Land Rover, Jeep, Chrysler, Dodge, RAM, BMW Motorrad, Triumph Motorcyclem e BYD. Atualmente, a Osten diversificou seu ramo de atuação no mercado automotivo e é composta por quatro empresas: Osten Motors, das concessionárias; Osten Go, com foco em locação e assinatura de veículos; Osten Seguros, uma seguradora; Osten Moove, voltada à aceleração de startups.

Aos 32 anos, o diretor geral, que já atua no grupo há sete anos, faz questão de manter a inovação como identidade da companhia.  Para Yamaniski Neto, a eletrificação vai além de um conceito voltado à sustentabilidade.

“Agora, estamos abrindo uma nova empresa com foco em eletrificação, a Revo, que vai promover uma consultoria para que o cliente entenda se é ou não o momento de adquirir um carro elétrico. Isso está muito alinhado ao que estamos entendendo do mercado: o carro elétrico faz muito sentido no uso urbano, principalmente em relação ao gasto de combustível, por exemplo. A meu ver, a eletrificação não é o futuro, ela já é uma realidade”.

Atento às movimentações do mercado, o executivo destaca o crescimento da procura por veículos por assinatura ou locação de automóveis. “Há três anos, abrimos a Osten Go porque vimos o movimento do mercado de uso do carro e não necessariamente possui-lo. Além de comodidade e previsibilidade dos gatos mensais que já incluem impostos e seguro, também notamos que há uma questão de status para aqueles que querem circular com um carro premium”.

Prova desse crescimento é que a locadora é o nicho que mais tem crescido no grupo no último ano, alcançando a marca de 30% e com mais de 800 carros na frota de locação. Nesse ritmo, a Osten Group pretende fechar o ano de 2023 com faturamento de R$ 1 bilhão, representando um crescimento de mais de 25% em comparação ao ano passado.

“Pensando em carros elétricos e na importância de BYD para o grupo, esperamos manter esse crescimento de 25% a 30% também em 2024. Queremos alcançar novas marcas, temos projetos de expansão em locação e venda compartilhada. No ano que vem, vamos inaugurar uma casa conceito para oferecer eventos e experiências aos nossos clientes, além de expandir produtos e serviços do nosso portfólio”, finaliza o diretor geral.