Apesar de adesão por pessoas físicas, Pix ainda encontra resistência de empresas

Fintech Trio, brasileira especializada em infraestrutura do Pix, explica como empresas podem aproveitar o cenário do sistema de pagamentos instantâneos para driblar taxas, buscando alternativas ao TED ou Boleto

Peterson dos Santos, engenheiro e fundador da TrioPeterson dos Santos, fundador da Trio. (Foto: Divulgação)

O Pix, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, está transformando a maneira como os brasileiros pagam e recebem dinheiro. De acordo com dados do Banco Central, o Pix teve um crescimento de 228% em 2022, tornando-se responsável por 15% das transações realizadas em tempo real, no mundo. A tecnologia tem impacto internacional e inspira uma solução semelhante que será lançada nos Estados Unidos, chamada de FedNow, o que oferece oportunidades para outras empresas de pagamento atuarem.

Com a adoção crescente do Pix, o Brasil está se tornando uma referência global de pagamentos, isso representa diversas oportunidades para o País e para todos os players do setor, além de permitir o aprimoramento das operações financeiras, uma vantagem competitiva no mercado.

“O Pix trouxe o Brasil para o centro dos holofotes no mercado de pagamentos global, pois sua adoção foi superior e mais rápida à de qualquer outra tecnologia financeira em todo o mundo - mas ainda não vemos uma ampla adoção por parte das empresas brasileiras, ainda acostumadas aos formatos de TED e boleto ou reféns do Cartão de Crédito recebendo em 30 dias." destaca Peterson dos Santos, engenheiro e fundador da Trio, em palestra realizada no ERP Summit 2023 em Abril deste ano.

Uma das frentes mais importantes para ampliar a adoção e uso do Pix é o B2B, ou transações empresariais. As companhias que adotam o Pix podem obter benefícios como eficiência e rapidez nas transações, reconciliação em tempo real, gestão de caixa aprimorada, redução de custos operacionais e oferecem ainda, uma experiência excepcional para o cliente.

“Com o Pix, a compensação e a reconciliação acontecem em tempo real: assim as empresas têm uma visão 100% precisa de seu fluxo de caixa e gerenciam seus recursos de forma mais eficiente”, completa o CEO. Dentro do sistema de processamento da Trio, são realizadas mais de 40.000 transações via pagamentos instantâneos a cada dia, sem inconsistências.

O executivo aponta ainda que o Pix é capaz de ajudar as empresas a reduzirem seus custos operacionais, eliminando a necessidade de processar cheques ou emitir boletos, que geralmente têm taxas elevadas.