Sustentabilidade aliada ao desenvolvimento do negócio

Na Tereos, cerca de 50% do endividamento é atrelado a metas sustentáveis, reforçando a importância dos pilares ESG na estratégia da companhia.

Santoul, 2Pierre Santoul, diretor-presidente da Tereos no Brasil. (Foto: Divulgação)

A Tereos, uma das líderes no Brasil e no mundo na produção de açúcar, etanol e bioenergia, conta com a sustentabilidade no centro de sua estratégia. Nos últimos anos, a empresa atrelou o desenvolvimento do negócio a metas sustentáveis e acumula mais de R$ 2,3 bilhões em crédito verde em cinco transações realizadas desde 2020, o que representa 50% de seu endividamento bruto.

Os montantes recebidos foram fundamentais para o investimento na produção de energia sustentável da companhia, como a produção do etanol e, mais recentemente, na inauguração da primeira planta de biogás, localizada em Olímpia, no noroeste do estado de São Paulo. A planta, que recebeu o investimento inicial de R$ 15 milhões, além de gerar energia elétrica será responsável por produzir biometano, que ajudará a empresa a atingir a meta de abastecer 100% de sua frota canavieira com o combustível até 2030, reduzindo as emissões de GEEs (gases de efeito estufa) e contribuindo na transição para uma economia de baixo carbono.  

Esses investimentos vêm ao encontro da estratégia da Tereos no pilar da economia circular, já que a cana-de-açúcar, sua principal matéria-prima, permite o seu aproveitamento ao máximo. Sob essa ótica, nada se desperdiça e os coprodutos e resíduos do processamento da cana são utilizados na fertilização do solo, na cogeração de energia limpa por meio da biomassa e na produção do biogás a partir da vinhaça.

Além disso, em cada etapa do processo produtivo a Tereos conta com práticas sustentáveis no campo e na indústria para otimização de recursos, incluindo o consumo de energia e água.

“A sustentabilidade tem se consolidado como um pilar fundamental do nosso negócio. A Tereos se mantém fortemente comprometida com suas iniciativas sustentáveis, como o investimento na sua primeira planta de biogás no país, e em soluções para maximizar a economia circular em nosso negócio. Seguiremos agregando cada vez mais valor em toda a nossa cadeia de produção”, comenta Pierre Santoul, diretor-presidente da Tereos no Brasil.

(Fonte: Tereos | Conteúdo de Marca)