Otto von Sothen, do Grupo Tigre: 'Estamos focados em ampliar soluções ligadas ao tratamento de água e universalização do saneamento básico'

Mercado predial corresponde à maior fatia de negócios da companhia, que aposta no crescimento na área de infraestrutura.

Otto von Sothen – Presidente do Grupo Tigre?

Otto von Sothen, presidente do do Grupo Tigre: Mercado predial corresponde à maior fatia de negócios da companhia, que aposta no crescimento na área de infraestrutura (Foto: Divulgação)

Misturando tradição e inovação, o Grupo Tigre está consolidado no mercado de tubos e conexões há mais de 80 anos. Nesse tempo, entre as diversas transformações vividas, a empresa foi diretamente impactada pelo crescimento do mercado de construção civil durante o período de pandemia.

Agora, a companhia segue em um dos melhores momentos de sua história e aposta na tecnologia como aliada a questões como a internacionalização da marca, o crescimento no mercado de infraestrutura e a amplicação do portfólio de soluções ligadas ao tratamento de água e à universalização do saneamento, um dos principais problemas do mercado brasileiro. 

Em entrevista exclusiva, o presidente do Grupo Tigre, Otto von Sothen fala sobre o momento vivido e destaca os principais planos para o futuro da empresa.

A Tigre é uma empresa de mais de 80 anos, é conhecida e consolidada no mercado. Qual é o atual momento que vive a companhia?

Completamos 82 anos de atividades em 2023 e temos um imenso orgulho desta trajetória como uma multinacional brasileira com forte presença internacional, líder em soluções para construção civil e cuidado com a água. Vivemos um momento de expansão nos últimos anos, olhando sempre para a meta de alcançar a liderança em sistemas de condução de água nas Américas.

Atualmente, oferecemos um amplo portfólio de produtos que atende os mercados predial, infraestrutura, saneamento, irrigação e industrial. Além de tubos e conexões, fazem parte do Grupo: Azzo Torneiras, Tigre Ferramentas para Pintura, ADS Tigre (tubulações de PEAD para saneamento e drenagem), e TAE – Tigre Água e Efluentes (tratamento e reutilização da água).?

Ao fim do ano passado, a receita líquida registrou crescimento de 4%, para R$ 5,9 bilhões, enquanto o lucro líquido avançou para R$ 612 milhões, 8% acima de 2021, e a margem bruta por tonelada subiu 13%, para R$ 7.500. A expansão do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) chegou a 6%, alcançando R$ 1,51 bilhão.

O setor da construção civil cresceu expressivamente durante a pandemia. Como tem sido esse momento pós-pandemia? O Grupo Tigre se manteve estável ou vocês estão sentindo a diferença no mercado?

Nossos dois últimos anos foram de crescimento: no setor predial, puxados pela maior atenção com os lares por conta do home office; pelo Marco Legal do Saneamento no Brasil e ainda pelo desempenho do agronegócio.
Atualmente o mercado predial, composto pelo varejo e construtoras, responde pela maior fatia dos nossos negócios e temos um foco sempre atento a este setor, mas com a expectativa do crescimento da área de infraestrutura.

Em 2021, a empresa vinha consolidando sua atuação nos Estados Unidos. Em que ponto está a internacionalização da companhia? Como você avalia essa iniciativa?

Estamos hoje presentes em cerca de 30 países e temos 11 unidades de negócios no Brasil e 11 no exterior: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai. Nossa expansão nos Estados Unidos segue forte após a aquisição em 2021 da Dura Plastic Products Inc, empresa norte-americana também de origem familiar, com sede na Califórnia. Este movimento acelerou a estratégia de diversificação geográfica da Tigre, alinhada com nossa ambição de sermos líderes incontestáveis e referência nas Américas em sistemas de condução de água.

A Dura Plastic é altamente complementar às operações da Tigre USA quanto a produtos, geografias e clientes. Nossa meta é atender o mercado norte-americano com um portfólio abrangente e de alta qualidade.

Você já comentou em entrevistas sobre a mudança de cultura na empresa, ampliando a visão para além da produção de plástico e pensando, também, na questão do tratamento de água. Como a empresa está tratando hoje em dia essa iniciativa?

No ano passado, criamos a Tigre Saneamento. Fomos ao mercado entender melhor as dores dos clientes, sobretudo por conta de suas expectativas frente às oportunidades e desafios de um país que clama há décadas por melhores condições na condução de água e tratamento de esgoto. Posto isso, em alinhamento com a nossa diretriz estratégica para o segmento, decidimos integrar de forma inteligente as nossas soluções TIGRE + ADS Tigre + TAE em um único conceito para os clientes e o mercado. Essa unificação valoriza as sinergias entre os negócios, unindo forças, experiências e engajando os nossos colaboradores para oferecer um atendimento estruturado aos órgãos públicos, concessionárias e todos aqueles que sonham com a universalização do saneamento.

Vamos falar sobre números do Grupo Tigre: quantos colaboradores a empresa tem atualmente? Em quantos países está presente (e quais são eles)? Qual é o faturamento anual da empresa e qual é a perspectiva de crescimento para o próximo ano?

Estamos presentes em cerca de 30 países, conta com 5 mil profissionais, 11 unidades de negócios no Brasil e 11 no exterior: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai. Além de tubos e conexões, fazem parte do Grupo: Azzo Torneiras ABS, Tigre Ferramentas para Pintura, Tigre-ADS (tubulações de PEAD para saneamento e drenagem), e TAE – Tigre Água e Efluentes (tratamento e reutilização da água).??

Nossos números mostram que a receita líquida cresceu de 4%, para R$ 5,9 bilhões, enquanto o lucro líquido avançou para R$ 612 milhões, 8% acima de 2021, e a margem bruta por tonelada subiu 13%, para R$ 7.500. A expansão do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) chegou a 6%, alcançando R$ 1,51 bilhão.

Falando em investimentos, qual é o maior foco da companhia no momento?

Estamos focados em ampliar a capacidade de produção para as soluções ligadas ao de água e universalização do saneamento básico. Esta última questão é algo que está presente em todos as nossas projeções de investimento em tecnologia e crescimento.

Qual é a importância da tecnologia para o Grupo Tigre e em qual delas a empresa mais tem apostado?

Fomos pioneiros na introdução do plástico na construção civil. Inovação e tecnologia são características da Tigre e impulsionar a base tecnológica para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores faz parte da nossa trajetória. A inovação é um dos pilares do desenvolvimento da empresa e permeia todos os ambientes da organização. Na Tigre, o processo de inovação não começa somente com o surgimento de uma nova ideia, mas com a identificação de uma oportunidade e com a definição do que poderá ser oferecido ao mercado como a melhor solução. A Tigre busca através da proximidade e relacionamento com os profissionais da construção, entender e antecipar-se às necessidades do consumidor, desenvolvendo soluções que contribuam para aprimorar os processos construtivos e melhorar o lugar onde as pessoas vivem.

Um dos nossos cases mais interessantes sobre tecnologia e inovação é a Juntos Somos Mais, maior rede de relacionamento da construção civil, um ecossistema que atua na aproximação de empresas líderes do segmento à lojistas e profissionais de obra, desenvolvendo projetos que proporcionem desenvolvimento e modernização do setor. Temos 100 mil lojas cadastradas, dialogamos com mais 1.2 milhão de pessoas, entre lojistas, vendedores e profissionais de obra e transacionamos em nossa loja virtual mais de R$ 10 bilhões.