Natural One investe em projetos de economia circular

Líder de sucos 100% naturais no Brasil tem como um de seus pilares o compromisso com iniciativas ESG.

002 Rafael Ivanisk_31Rafael Ivanisk, CEO da Natural One. (Foto: Divulgação)

Maior fabricante e exportador mundial de suco de laranja e detentor de um mercado interno de sucos de frutas em franca expansão, o Brasil tem o desafio de destinar adequadamente os resíduos decorrentes dessa produção. Isso porque o processamento das frutas para extração das bebidas gera toneladas de efluentes entre outros resíduos que, se não tratados corretamente, podem impactar significativamente o meio ambiente.

Para se ter uma ideia, apenas a empresa líder na produção de sucos 100% naturais – a Natural One – foi responsável por produzir cerca de 46 milhões de toneladas de suco de laranja entre 2021 e 2022. A participação de sucos 100% fruta (ou seja, sem adição de água, açúcar, aditivos e conservantes, preservando o verdadeiro sabor da natureza para os consumidores) no mercado de bebidas prontas para beber (que inclui refresco, néctar e bebidas não totalmente naturais) saltou de 3% para 9,7% entre 2014 e 2021, impactado pela entrada da Natural One no segmento em 2015.

Por ter como um de seus pilares a sustentabilidade, esta foodtech é comprometida com a destinação correta, segura e ambientalmente adequada dos resíduos gerados em suas operações. Entre as diferentes iniciativas sustentáveis da Natural One, um dos projetos é a parceria com a Tera Ambiental, empresa especializada na valorização de resíduos que promove a reciclagem de efluentes industriais e compostagem termofílica em escala industrial.

Em 2021, a Natural One destinou 86.115 metros cúbicos de efluentes para tratamento e reciclagem, o que gerou 868 toneladas de lodo no processo que foram encaminhados para a compostagem. Esse processo começa com a remoção da carga orgânica dos efluentes gerados pela empresa, que retornam tratados à natureza. Além dos resíduos líquidos, foram destinadas 107 toneladas de resíduos sólidos orgânicos decorrentes da fabricação dos sucos, uma vez que a extração de parte das frutas que compõem os produtos da empresa é realizada na matriz da empresa em Jarinu/SP. Todos esses materiais, uma vez tratados, são transformados em fertilizantes orgânicos compostos ricos em matéria orgânica e de nutrientes para o solo.

“Desde a nossa fundação, um dos nossos pilares é a busca constante por soluções com foco em sustentabilidade, da captação das frutas e vegetais até o envasamento dos produtos. Sendo um dos principais players do setor nacional de sucos 100% naturais, investimos fortemente em iniciativas que visem tangibilizar o crescimento da empresa reduzindo ao máximo o impacto ambiental”, afirma Rafael Ivanisk, CEO da Natural One.

Liderança ESG

Além deste projeto, a Natural One possui outras iniciativas voltadas para a destinação correta das embalagens de seus produtos, que hoje são totalmente recicláveis. Uma delas é o selo Eu Reciclo, pela qual apoia-se a logística reversa e ajuda a dar novos fins ao plástico utilizado no Brasil. A mais recente é a adoção de embalagens 100% recicladas, o PET PCR (resina pós-consumo reciclada, ou seja, fabricada a partir do plástico já utilizado e descartado). Todo esse ciclo sustentável de transformação e valorização de resíduos colabora para o posicionamento da Natural One entre as líderes de seu segmento em ESG, um diferencial importante em um momento em que a companhia está se consolidando como um player global por meio da expansão da distribuição de seus produtos para diversos países. Ao colocar em prática o conceito de economia circular, a empresa fortalece sua reputação para diferentes stakeholders, sejam eles investidores ou consumidores.

(Fonte: Natural One | Conteúdo de Marca)