Marcas veganas e selos verdes: como essa combinação tem contribuído para promover a agenda sustentável

Dia Mundial do Veganismo atesta a importância da cadeia de reciclagem e da parceria com empresas como a eureciclo para a disseminação da economia circular.

marcas veganasDia Mundial do Veganismo atesta a importância da cadeia de reciclagem e da parceria com empresas como a eureciclo para a disseminação da economia circular. (Foto: Divulgação)

Em um cenário de crescente preocupação quanto à sustentabilidade e a origem e certificação dos produtos pelos consumidores, o Dia Mundial do Veganismo (01/11) tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre os principais conceitos ligados à pauta, como o conjunto de ações relacionado à defesa dos animais e sua relação e impacto sobre a saúde e bem-estar coletivos.

E existem empresas essenciais para toda essa cadeia, como a eureciclo, que buscam assegurar a responsabilidade socioambiental e estampam o selo verde em seus rótulos para compensação ambiental de embalagens comercializadas.

Ao utilizar produtos com o selo da eureciclo, os consumidores têm a garantia de endosso às marcas que se comprometem com a estruturação do setor da reciclagem. Um dos principais segmentos que se destacam no mercado vegano é o de cosméticos, que por sua vez cresce gradativamente e cujos consumidores procuram cada vez mais a rastreabilidade dos produtos cruelty-free, sem testes e ou origem animal.

A crescente popularidade da tendência levou os fabricantes a despender mais em pesquisa e desenvolvimento para introduzir novos produtos para atender as demandas dos clientes.

Uma pesquisa divulgada em setembro de 2022 pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) estima que cerca de 7 milhões de brasileiros se consideram veganos, colocando o Brasil na liderança do veganismo na América Latina.

Nos últimos anos, não só a população abraçou o veganismo como inúmeras empresas do ramo da gastronomia, beleza, varejo, dentre outros setores. De acordo com dados de 2022 do Ministério da Fazenda, o número de companhias abertas que usam o termo “vegano” no nome cresceu cerca de 500% nos últimos dez anos.

Na avaliação de Camila Bós Vidal, head de Marketing da eureciclo, a data é importante para também frisar a discussão sobre a pauta de sustentabilidade de forma integrada.

“A parceria de centenas de empresas do ramo vegano com a eureciclo reforçam o compromisso com a responsabilidade de elevar as taxas de reciclagem e ampliar o alcance socioambiental com escolhas conscientes. É importante ressaltar o papel desempenhado pelos selos de compensação ambiental dos resíduos, que agregam valor e credibilidade às marcas que os estampam nos seus rótulos. Esse trabalho conjunto em frentes diversas é fundamental para o avanço da sustentabilidade", comenta.

Pesquisa realizada pela eureciclo com a Quantas Instituto demonstra que 77% dos entrevistados consideram que os selos verdes indicam o compromisso ambiental e ético das marcas, enquanto 88% dos consumidores respeitam mais as marcas que utilizam o selo.

Elevar as taxas de reciclagem e gerar valor aos agentes da cadeia é a missão da eureciclo desde a sua criação, em 2016. A empresa desenvolveu um mecanismo de oferta e demanda de certificados de reciclagem, aplicando tecnologia própria, que resulta em um fluxo contínuo de investimento para alavancar o desenvolvimento do setor.

A empresa assegura o reconhecimento e a valorização das marcas perante toda a sociedade, cada vez mais atentos aos impactos ambientais provocados pós- consumo, por meio do selo eureciclo e atuando na estruturação da cadeia de reciclagem.