L’Occitane au Brésil é reconhecida por seu compromisso socioambiental com a Certificação como Empresa B

Marca franco-brasileira norteia seu crescimento econômico através de iniciativas sustentáveis que percorrem desde sua cadeia de produção até as prateleiras.

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Marca franco-brasileira norteia seu crescimento econômico através de iniciativas sustentáveis que percorrem desde sua cadeia de produção até as prateleiras (Foto: Divulgação)

L’Occitane au Brésil, marca proprietária do Grupo L´OCCITANE – empresa francesa redentora de marcas de cosméticos –, conquista neste ano o reconhecimento de ser uma Empresa B, importante certificado que reafirma e fortalece os compromissos sociais e ambientais de empresas de variados setores. Desta forma, o reconhecimento como Empresa B é uma importante conquista para todo o grupo L’Occitane e para L’Occitane au Brésil que tem seu desenvolvimento econômico baseado em práticas de ESG, voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial. Sendo a primeira marca franco-brasileira do conglomerado, L’Occitane au Brésil foi criada com a missão de celebrar e respeitar a natureza, cultura e pessoas do Brasil, visando contribuir com a sociedade e conservar os biomas e costa nacionais. Em sua cadeia de produção, trabalha próximo a pequenos agricultores e cria oportunidades de desenvolvimento financeiro e técnico para comunidades historicamente sub-representadas. Ao conectar inovação e natureza, a marca conseguiu desenvolver processos de manuseio mais justos e inclusivos que preservam o meio ambiente e que contribuem para as comunidades locais.

Sobre a Certificação como Empresa B

Para declarar com orgulho o que é uma Empresa B, é necessário atingir e comprovar a pontuação mínima de 80 pontos dentro dos critérios e pilares avaliados pelo B Lab: funcionários, meio ambiente, clientes, governança e comunidade.

Assim, são analisadas todas as atividades da empresa, não apenas seus produtos e serviços finais.

As ações de sustentáveis de L’Occitane au Brésil vão desde sua logística e operação até iniciativas filantrópicas para auxiliar organizações do terceiro setor, como as listadas abaixo:

Operação, logística e cadeia de produção:

• A fábrica brasileira instalou painéis solares para cobrir 50% da demanda de eletricidade e, a meta é cobrir, ainda neste ano, 100% da demanda de energia;
• 50% dos serviços de entrega de produtos para lojas e clientes é realizado com caminhões elétricos;
• Sistema de gestão ambiental em todas as instalações do Grupo L´Occitane no Brasil (lojas, fábrica, depósito e escritório) com metas e projetos para reduzir os impactos ambientais;
• Programa de Gestão de Fornecedores: Apoio aos pequenos produtores que seguem os princípios do comércio justo, além de apoio técnico para seu desenvolvimento. Gestão de impacto ambiental e social na cadeia de fornecimento;
• Trabalho conjunto com comunidades regionais para melhoria de práticas sociais, ambientais e produtivas.

Projetos filantrópicos

• Semana de Voluntariado Anual: todos os colaboradores são convidados a fazer voluntariado em algumas ONGs selecionadas;
• ‘Movimento Brésil’: programa filantrópico para implementar técnicas agroflorestais em áreas desmatadas no Brasil, regenerando o ecossistema e gerando renda e segurança alimentar para muitas famílias;
• Apoio Fundação L´Occitane: auxílio financeiro para organizações do terceiro setor que estejam alinhadas com os compromissos socioambientais trabalhados anualmente. Neste ano, a marca trabalhou com os pilares “Respeito à diversidade”, “Reduzindo o desperdício” e “Cuidando da Visão”.

Igualdade de gênero

• Atualmente, 80% dos cargos de liderança do Grupo L´Occitane são ocupados por mulheres;
• 80% dos colaboradores se identificam como do sexo feminino.