Levantamento da PwC e da 30% Club Brasil aponta aumento no número de mulheres em conselhos

Crescimento da representação feminina nos últimos 4 anos foi de 60%.

linkedin-sales-solutions-46bom4lObsA-unsplashCrescimento da representação feminina nos últimos 4 anos foi de 60%. (Foto: Unsplash)

Um levantamento da 30% Club Brasil e da PwC Brasil aponta que houve um aumento de 60% de mulheres em Conselhos de Administração nos últimos quatro anos. A análise apontou ainda que, entre 1º de maio e 1º de novembro de 2023, aumentou de 16,9% para 20,2% o número da representatividade feminina nos Conselhos. A trajetória ascendente coloca o Brasil na oitava posição entre os capítulos do 30% Club.

O propósito da campanha é atingir, pelo menos, 30% de mulheres em Conselhos de Administração até 2026. Com isso, 17 companhias que integram o índice IBrX100, das maiores empresas da B3, chegaram ou ultrapassaram a marca simbólica de 30% de presença feminina.

O 30% Club Brasil é o capítulo nacional do 30% Club, movimento global que incentiva e contribui para que a paridade de gênero seja uma realidade não só nos Conselhos de Administração de companhias listadas nas bolsas de valores de cada país, mas também nos cargos C-level dessas companhias.

Para a conselheira e presidente do 30% Club Brasil, Anna Guimarães, estudos globais a respeito da diversidade, sejam acadêmicos ou conduzidos por consultorias, demonstram uma clara relação entre uma liderança diversa e o melhor desempenho financeiro das companhias. Ela lembra que, há quatro anos, só 12% das empresas tinham ao menos 30% de representatividade feminina.

“Oito anos atrás, quando fiz uma transição de CEO para conselheira, o dilema era como promover mulheres. Hoje, esse argumento não é mais factível. Todos sabem que precisam dar espaço para mulheres”, comenta.

No Brasil, as atividades do 30% Club se iniciaram em 2019. Desde então, foi criado o Boardwomen Index IBrX100, para identificar a porcentagem de Conselheiras nas Companhias do índice IBrX100, que contempla as 100 maiores companhias de capital aberto do país. Atualmente, o levantamento de informações do Boardwomen Index é realizado pela PwC, de forma independente.

“Apesar dos desafios, olhando pelo retrovisor houve avanços. Hoje, já há uma compreensão de que a presença das mulheres não se trata apenas de números, garantir a participação do público feminino nos Conselhos trata-se de inclusão”, afirma a sócia da PwC Brasil Maria José Cury.