Grupo SOMA passa a integrar índice internacional por práticas ESG

A certificação internacional reforça o compromisso do maior grupo de moda do país, com os mais altos padrões de desempenho ESG.

Roberto Jatahy, CEO do Grupo SOMA.Roberto Jatahy, CEO do Grupo SOMA. (Foto: Divulgação)

O Grupo SOMA, o maior Grupo de varejo de moda do país - que conta com quinze marcas no leque, entre elas FARM, Animale, NV, Maria Filó, Cris Barros, Foxton, Fábula e Hering - passa a integrar o Movimento B - índice internacional que certifica empresas comprometidas em gerar resultados positivos tanto do ponto de vista econômico, quanto ambiental e social.

O SOMA se tornou uma Empresa B após responder a detalhada Avaliação de Impacto B (BIA), comprovando o valor que a companhia gera para o bem-estar das pessoas e do planeta. Para obter a certificação, as empresas precisam atingir uma pontuação mínima, gerada a partir de aproximadamente 300 questões, que abrangem cinco dimensões: Comunidade, Meio Ambiente, Governança, Clientes e Trabalhadores, além dos Modelos de Negócio de Impacto. De uma vasta gama de empresas que preenchem o formulário para dar início ao processo de Certificação, pouco mais de 300 estiveram aptas a se certificar no Brasil, e destas, 25, aproximadamente 8%, fazem parte do setor de moda.

“Queremos colaborar para a aceleração da agenda ESG na moda, gerando resultados positivos para os nossos stakeholders: clientes, colaboradores, parceiros, acionistas, ou seja, toda a comunidade com a qual nos relacionamos. A Certificação B é uma grande validação de que estamos no caminho certo, criando uma moda cada vez mais consciente e responsável”, comenta Roberto Jatahy, CEO do Grupo SOMA.

“O Sistema B acredita que as empresas têm o papel de acelerar a implantação de uma nova economia, em que o maior indicador de sucesso seja o de promover impactos positivos que beneficiem a sociedade e o planeta”, explica Rodrigo Santini, Diretor Executivo do Sistema B Brasil.

Linha do tempo:

Utilizando a Avaliação de Impacto B como ferramenta de gestão e tendo em vista que esta certificação não é uma posição, e sim uma direção, o Grupo SOMA já vem atuando com foco na melhoria contínua há alguns anos. A jornada do Grupo SOMA com o Sistema B começou em 2016, com a participação da FARM no Rio+B, projeto que incentivou empresas cariocas a tomarem consciência de seu impacto socioambiental, e se engajarem numa agenda comum de sustentabilidade. Na ocasião, a FARM respondeu pela primeira vez a Avaliação de Impacto B.

Em 2020, o Grupo aderiu ao “Caminho+B”, jornada de preenchimento da Avaliação de Impacto B guiada pelo time do Sistema B Brasil, com o olhar de seus consultores. Esse trabalho gerou um planejamento de melhorias em processos e projetos internos, visando expandir as ações de ESG da empresa. No mesmo ano, o SOMA teve outras duas conquistas muito importantes: a incorporação da Maria Filó e a abertura de capital da Companhia.

No ano de 2021, aconteceu a criação da Área de Sustentabilidade Corporativa. Além disso, o foco foi a incorporação de mais duas operações, a NV e a Cia. Hering. Vale destacar que, nesse mesmo período, a Cia. Hering já estava passando pelo processo de Certificação B, que foi finalizado em dezembro de 2021. Por isso, era, até então, a única marca do Grupo certificada.

Em 2022, o SOMA deu entrada na sua certificação. Após detalhada verificação, em 2023, o maior grupo de moda do país e todas as suas quinze marcas, obtém o Certificado B. São elas: Animale, Animale Oro, Farm, Farm Global, Fábula, Dzarm, Foxton, Cris Barros, Off Premium, Maria Filó, NV, Hering, Hering Kids, Hering Intimates e Hering Sports.

Taciana Abreu, Head de Sustentabilidade do Grupo SOMA, que esteve à frente do processo desde 2016, reforça a importância da evolução do Grupo: “A Avaliação de Impacto B foi o grande diagnóstico que guiou a nossa agenda de sustentabilidade institucional e das marcas, embasando, junto com nossa Matriz de Materialidade, as estratégias e metas ESG do Grupo SOMA. Toda imersão no processo nos tornou mais maduros e ajudou a criar uma cultura transversal na empresa, que hoje pensa tudo que faz considerando as lentes do impacto positivo social, ambiental e econômico", diz.

Taciana destaca, ainda, como a Certificação B cria conexões positivas: “o movimento proporciona uma rede valiosa entre Empresas B, como benchmarking de boas práticas, oportunidades de novos negócios e parcerias, reforça a sustentabilidade como um dos nossos valores institucionais, assim como o nosso compromisso com a melhoria contínua na gestão dos pilares ESG do Grupo: ambiental – “moda mais limpa” -, social – “moda mais justa e bela” - e governança corporativa – “moda mais ética”.

Principais destaques ambientais, sociais e de governança corporativa do Grupo SOMA que contribuíram para Certificação B:

• A empresa plantou mais de um milhão de árvores em todos os biomas do Brasil, 425.620 mudas só em 2022 (por meio do Programa “Mil árvores por dia, todos os dias”, da FARM).

• Foram compensadas mais de 185 mil toneladas de CO2 desde 2020.

• O SOMA atingiu 76% de utilização de energia renovável nas unidades administrativas e fabris, sendo que as unidades administrativas e fabris da Cia. Hering já utilizam 99% de energia renovável.

• Em 2022, o Grupo recuperou, por meio da reciclagem e do coprocessamento 96% dos resíduos gerados, sendo que 100% dos resíduos têxteis foram reciclados por meio da parceria com a Eurofios.

• O SOMA teve uma redução acumulada, desde 2019, de 34% no consumo de água e na geração de efluentes.

• Em 2022, mais de 260 mil peças receberam um novo destino por meio de projetos de circularidade, como bazar das marcas para colaboradores, o Movimento Animale Vintage e a parceria da FARM com o Enjoei.

• De acordo com o último Censo de Diversidade (2022), o Grupo SOMA é composto por 70% de mulheres. Elas ocupam 55% das posições de liderança.

• 47% das pessoas respondentes desta mesma pesquisa se autodeclararam pretas e pardas, e o Grupo está comprometido em acelerar essa representatividade nos cargos de liderança.

• Em 2022, a Hering ocupou a 4ª posição das marcas com maiores saltos de desempenho no Índice de Transparência da Moda (ITM), Animale e FARM também responderam o índice.

• Ainda no último ano, o SOMA respondeu o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) pela segunda vez, subindo mais de 16 pontos em relação ao ano anterior. Em 2023, a empresa participou do processo novamente e aguarda a divulgação de resultados.