Gigantes do mercado anunciam parceria para acelerar a reciclagem de vidro no país

Grupo Ambipar e Heineken Brasil vão implementar novo sistema de economia circular do vidro.

person-doing-selective-recycle-garbageGrupo Ambipar e Heineken Brasil vão implementar novo sistema de economia circular do vidro. (Foto: Freepik)

O Grupo AMBIPAR e a Heineken Brasil anunciam parceria para implementação de um novo sistema de economia circular do vidro no país. A união entre as empresas tem como objetivo fortalecer os principais elos da cadeia de reciclagem, como cooperativas de catadores de materiais recicláveis e grandes geradores de resíduos, além de estabelecer um modelo de negócio circular, financeiramente sustentável e socialmente responsável.

A iniciativa faz parte de um ecossistema que será anunciado pela cervejaria nesta quarta-feira e que conta com aporte inicial de mais de R$ 150 milhões.

"As embalagens de vidro representam hoje um dos maiores desafios do setor e da cadeia de reciclagem do Brasil. Precisamos trabalhar em colaboração para beneficiar o vidro e torná-lo mais atrativo para retornar à cadeia. A parceria com a Ambipar é um passo muito importante nessa jornada", afirma Mauricio Giamellaro, CEO da cervejaria.

Na parceria, a Ambipar entrará com a operação de logística reversa, beneficiamento e reciclagem do caco de vidro em geografias menos favorecidas. ''Depois da transição energética, a economia circular tem o maior peso para a descarbonização das indústrias e essa parceria reflete o plano da Ambipar Environment em consolidar a economia circular no Brasil por meio de parcerias estratégicas e de longo prazo com seus clientes'', fala Tercio Borlenghi junior, CEO da Ambipar.

Além disso, a partir do fechamento da operação, a Ambipar passará a fazer parte dos bids estratégicos para atender outras demandas de serviços ambientais da cervejaria no Brasil, reforçando, desta forma, seu posicionamento no mercado de alimentos e bebidas como plataforma Full Service.