Como a diversidade de talentos influencia a nova geração no mundo profissional

Profissionais de 18 a 29 anos consideram fundamental que as empresas tenham a diversidade agregada a seus valores.

christina-wocintechchat-com-c6wbSBaYxkY-unsplashDesafio das companhias é atender as expectativas de profissionais diversos e conectados às pautas ambientais e sociais. (Foto: Unsplash)

O encontro de cinco gerações no mercado atual abre portas para trocas de conhecimento e experiências, proporcionando relações de trabalho muito distintas das que os millenials e baby boomers tiveram, por exemplo. Com valores e percepções diferentes, o desafio das companhias é atender as expectativas de profissionais diversos e conectados às pautas ambientais e sociais.

Pesquisa lançada pela B3, realizada pelo Instituto Locomotiva e a iO Diversidade, revelou que 68% dos profissionais de 18 a 29 anos consideram fundamental que as empresas tenham a diversidade agregada a seus valores. Além disso, 67% ressaltaram que as ações em prol da inclusão influenciam na decisão de permanecer no emprego. Com isso, é notável a ascensão de áreas dedicadas a D&I.

Ainda que fundamental, somente a criação de times de Diversidade, Equidade e Inclusão, tem sido insuficiente para promover impactos estruturais, requerendo iniciativas propositivas e mensuráveis. Algumas organizações vão além da criação de vagas afirmativas, construindo programas a fim de transformar o mercado corporativo em um lugar onde a nova geração possa encontrar um ambiente plural e adaptado às demandas sociais. Veja, a seguir, como elas têm atuado:

Permanência e desenvolvimento

O Mover (Movimento pela Equidade Racial) é formado por 49 empresas que atuam em diversos setores da economia brasileira. As iniciativas conjuntas vão além do processo de seleção afirmativo, olhando para a retenção de talentos com a promoção de espaços mais inclusivos para a diversidade e o desenvolvimento de carreiras negras. Até 2030, a associação visa gerar mais 10 mil posições de liderança e 3 milhões de oportunidades para pessoas negras por meio de ações em conscientização, capacitação e empregabilidade.

Impactos dentro e fora das empresas

Brasis, a primeira holding de comunicação voltada à construção de projetos conectados ao Brasil Real e aos grupos sub representados, levanta a premissa do conceito de Brasil Real, com o intuito de descolonizar as narrativas, e assim potencializar impactos dentro e fora das organizações. O conceito de Brasil Real é implementado de forma que a diversidade e a histórias reais do povo brasiliero sejam protagonistas e não invisibilizadas. Principalmente, no que tange a comunidade negra que ocupa mais da população brasileira, em 56%.

Geração de oportunidades

A {reprograma}, iniciativa de impacto social que foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade, priorizando em seus processos seletivos, negras e/ou trans e travestis, trabalha para capacitar jovens para o mercado de tecnologia. Por meio do curso Conectadas, em parceria com o Mercado Livre e o Beta Hub. Desde 2021, o Conectadas capacitou 446 jovens mulheres em 16 turmas, com idades entre 14 e 18 anos, apresentando uma média etária de 16 anos. Do total, 53,2% são mulheres negras.

Ensino afrocentrado

Criada em 2008, a Ebony English idiomas nasceu num momento de expansão socioeconômica da população afro-brasileira bem como do Brasil num contexto macro, onde os temas sociais tinham uma dinâmica global, introduzindo desafios e oportunidades. Neste sentido, o papel da Ebony é promover o empowerment, mesclando diversidade e tecnologia a partir do ensino da língua inglesa, levando em conta a história e a cultura afro diaspórica.

Comunicação antirracista

A Black Influence, principal agência da América Latina especializada em influência e comunicação antirracista. Com perfil multidisciplinar, nascemos para potencializar pessoas e ideias, com propósito e verdade, que conecta marcas a comunidades diversas através de creators e influenciadores. Em poucos anos, nos tornamos referência em comunicação criativa, também sinônimo de representatividade na indústria publicitária brasileira.