Com inclusão produtiva na mira, Ambev alavanca negócio de produtores de conteúdo periféricos

Em sua segunda edição, programa InPulso compartilha com produtores de conteúdo conhecimento sobre gestão do negócio, conexões e empoderamento financeiro.

ambevEm sua segunda edição, programa InPulso compartilha com produtores de conteúdo conhecimento sobre gestão do negócio, conexões e empoderamento financeiro. (Foto: Divulgação)

A Ambev vem investindo cada vez mais em uma sólida e consistente agenda de inclusão produtiva. No último ano, a companhia lançou o InPulso, um programa de aceleração de produtores de conteúdo focado em compartilhar conhecimento de gestão com negócios em estágio inicial de desenvolvimento.

O projeto chegou em sua segunda edição, direcionado, desta vez, a produtores de conteúdo periféricos com três eixos de atuação: conhecimento, empoderamento financeiro e conexões.

“Sabemos que cada negócio é único e tem seus desafios próprios. Foi conversando com diversos produtores de conteúdo que entendemos que podemos impulsionar nosso ecossistema a partir do conhecimento acumulado que temos e com a força do nosso ecossistema e contribuir diretamente para o desenvolvimento do negócio”, explica Lucas Rossi, Diretor de Reputação e Comunicação Interna e Externa da Ambev. “Para essa edição, nosso foco foi prestigiar projetos que fomentam a cultura, comunicação e renda localmente. Hoje ainda há uma lacuna relevante quando falamos de conteúdos jornalísticos e educacionais periféricos.”

Para identificar quais eram os maiores desafios em comum desses produtores de conteúdo, a companhia praticou o que tem sido sua maior fortaleza dos últimos anos: a escuta ativa.

Com isso, identificou que os principais desafios estão relacionados à gestão de pessoas, diversificação de receita, gestão comercial e uso de dados e de novas tecnologias para escalar o negócio.

Para ajudá-los nesses pontos, a Ambev promoveu uma programação especial com a presença de grandes nomes do mercado, como Victor Assis, CEO do PodPah, e dos empreendedores Raull Santiago e Renê Silva, além de outros especialistas e diretores da própria Ambev.

Para fomentar a inclusão produtiva, os encontros reforçaram os pilares de conhecimento a partir de workshops desenvolvidos ao longo de seis meses; empoderamento financeiro, por meio do desenvolvimento e reconhecimento dos projetos; e conexões para proporcionar o efeito rede e estreitar o relacionamento com outras empresas parceiras do ecossistema.

Durante a segunda edição, os criadores de conteúdo ‘Nós Mulheres’, ‘Mural’, ‘Desenrola, não enrola’, ‘Awale’, ‘Fala Roça’, ‘Wakanda’, ‘Alma Preta’, ‘Periferia em Movimento’ e ‘Notícia Preta’ contaram com momentos de treinamento e mentoria para o desenvolvimento e gestão de projetos. O processo para escolha dos produtores de conteúdo avaliou relevância, impacto, diversidade e inclusão, e o potencial de crescimento dos canais.